Criança de Heliópolis-BA é diagnosticada com H1N1 em Ribeira do Pombal-BA

A Secretaria de Saúde de Ribeira do Pombal/BA confirmou nesta quarta-feira (18/04) o primeiro caso de infecção pelo vírus H1N1 na cidade. Uma criança de 3 anos de idade, natural do município de Heliópolis/BA, apresentou sintomas da chamada influenza tipo A e foi internada no Hospital Geral Santa Tereza (HGST). Por questões de privacidade, a pasta não informou o nome da criança.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, a criança estava com todas as vacinas em dias.

De acordo com o Ministério da Saúde, os principais grupos de risco da gripe H1N1 são grávidas, crianças, idosos e doentes crônicos.

A campanha de vacinação começa na próxima segunda-feira (23/04). Devem se vacinar idosos acima de 60 anos, crianças com mais de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores de saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas e professores da rede pública e particular.

Tira-dúvidas

O que fazer para diminuir o risco de contaminação?

A primeira coisa a ser feita é lavar as mãos, evitar tocar nariz, olhos e boca, usar lenços descartáveis para espirrar e tossir e evitar locais aglomerados.

O uso de máscaras ajuda?

Isso é para quem está doente. A máscara evita a disseminação do vírus a partir de uma pessoa que está tossindo e espirrando.

Quando procurar o médico?

O paciente que tiver sintomas de gripe e febre alta deve procurar assistência médica nas primeiras 24 horas. Os antivirais são recomendados somente nas primeiras 48 horas.

Qual a diferença da gripe comum para a H1N1?

A influenza é comumente conhecida como gripe. Trata-se de uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Já o vírus H1N1 é responsável por epidemias sazonais. O H1N1 é uma doença respiratória dos porcos e leva a desdobramentos graves.

Há grupos de risco?

Algumas pessoas, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações. A melhor maneira se prevenir contra a influenza sazonal é se vacinar todo ano.

Fonte: Rádio Povo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo