Encontrados na Colômbia corpos de 9 mil vítimas de ex-paramilitares

Enterrados em valas comuns, corpos foram localizados com informações fornecidas por integrantes de organizações que aderiram à lei de Justiça e Paz. Eles confessaram crimes em troca de penas de no máximo oito anos.

Os corpos de 9 mil vítimas de paramilitares foram encontrados e exumados na Colômbia desde a desmobilização em 2006 dessas milícias de extrema direita, informaram nesta quarta-feira (2) autoridades judiciais.

De acordo com a procuradoria, os corpos estavam em fossas comuns e foram encontrados graças ao relato de ex-membros das Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC), que se juntaram ao marco jurídico do processo de desarmamento.

“Os 9 mil corpos foram localizados e exumados com informações fornecidas por testemunhas, integrantes das organizações criminosas que se juntaram à lei de Justiça e Paz”, disse Mery Conejo, diretora de Justiça Transicional da procuradoria.

A funcionária informou que os corpos de 4.296 pessoas foram entregues a suas famílias em nove departamentos do país, a maioria em Antioquia (nordeste) e Madalena (norte).

O governo do presidente Álvaro Uribe (2002-2010) pactuou em 2006 a desmobilização das AUC e criou a lei de Justiça e Paz, que outorgou aos paramilitares penas máximas de oito anos em troca de que os ultra-direitistas confessassem seus crimes, alguns contra a humanidade.

Fonte: G1

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo