Ribeira do Pombal realiza “Dia D” contra a gripe

Nesse sábado, dia 12 de maio, está sendo realizado o Dia “D” de mobilização nacional para a vacinação contra a gripe e a Secretaria de Saúde de Ribeira do Pombal está participando com todo os esforços para vacinar todos os grupos de risco, com vários postos abertos em todo o município. A expectativa é aumentar a quantidade de vacinados que de acordo com o Ministério da Saúde é composta por públicos específicos. São eles: Idosos acima de 60 anos, Gestantes, Trabalhadores de saúde, Professores da rede pública e privada, puérperas até 45 dias e criança de 06 meses a menores de 05 anos , Pessoas privadas de liberdade e portadores de doenças crônicas (de acordo com a tabela previamente divulgada).

Diferente de outras imunizações, a vacina contra a gripe é sazonal. Ela não está disponível nos postos de saúde o ano inteiro e há um período específico que ela deve ser tomada. Todos os anos o Ministério da Saúde começa a campanha geralmente um pouco antes do inverno, quando há maior circulação do influenza, o vírus causador da gripe.

Neste ano a campanha contra a gripe começou no dia 23 de abril e vai até 1º de junho. A secretária de Saúde Lakcelma Costa, informa que foi organizado um cronograma municipal de vacinação com os grupos de risco e que a partir desse sábado todos os classificados nos devidos grupos que ainda não tenham recebido a dose ficam liberados para serem vacinado até o último dia da campanha.

Fonte: SECOM/ Ribeira do Pombal

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo