Lua de sangue: Maior eclipse lunar do século será na próxima sexta

O eclipse lunar mais longo do século XXI vai passar pelo planeta Terra nesta sexta-feira (27). Por uma hora e quarenta e dois minutos, o satélite ficará completamente escuro, na chamada “fase total”. Depois disso, vai surgir a “Lua de sangue”, fenômeno que dá à Lua um tom avermelhado.

Segundo informações do G1, esse tom é criado a partir da forma como as cores são “desviadas” ao passar pela atmosfera e também pela posição dos astros. No momento do eclipse, Sol, Terra e Lua ficarão alinhados, bloqueando os raios solares até o satélite.

De acordo com a publicação, o eclipse vai começar às 16h30 do horário de Brasília, mas a Lua ainda não terá nascido no Brasil. A fase total poderá ser mais contemplada em Recife, onde aparece das 17h15 às 18h13. Já a fase parcial, que é quando apenas um pedaço da Lua é coberto pela sombra, poderá ser visto em todo o país até 19h19.

A dica para acompanhar o fenômeno é conferir o horário em que a Lua vai nascer em cada região e esperar em campo aberto. Em Salvador, a previsão é de que às 17h22, ela possa ser vista no céu.

Fonte: Canabrava FM

Com informações: Bahia Noticias

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo