Tempestade Florence: número de mortos sobe para 11, segundo autoridades dos EUA

Florence, que chegou nesta sexta aos Estados Unidos como um furacão de categoria 1, perdeu força e se transformou em uma tempestade tropical no final da tarde.

O número de mortos por conta da passagem da tempestade Florence na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, subiu para 11, informaram neste sábado autoridades locais neste sábado (15). Florence, que chegou nesta sexta-feira (14) aos Estados Unidos como um furacão de categoria 1, perdeu força e se transformou em uma tempestade tropical no final da tarde.

A alteração de furacão para tempestade tropical foi divulgada pelo Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) em seu boletim das 18 horas (em Brasília). Naquele momento Florence tinha ventos máximos constantes de 110 km/h e continuava a perder força, ainda atravessando o estado da Carolina do Norte.

Antes de ser reduzido à tempestade tropical, Florence provocou quatro mortes na Carolina do Norte: uma mãe e um bebê morreram em Wilmington quando uma árvore caiu sobre a casa deles e um idoso morreu eletrocutado ao tentar ligar um gerador no condado de Lenoir.

A quarta vítima foi uma mulher no condado de Pender, que sofreu um ataque cardíaco e não pode ser socorrida a tempo porque bloqueios de estrada impediram a chegada dos paramédicos e a quinta, de acordo com a CNN, é um idoso de Kinston, que saiu de casa para checar seus cães e foi derrubado pelo vento.

Casa na qual a queda de uma árvore causou a morte de uma mulher e um bebê durante a passagem do furacão Florence em Wilmington, na Carolina do Norte, na sexta-feira (14) — Foto: Andrew Caballero-Reynolds/AFP

De acordo com o governador Roy Cooper, aproximadamente 650 mil pessoas estão sem energia em todo o estado da Carolina do Norte. Até o final da passagem da tempestade Florence, a previsão é que de 1 a 2,5 milhões de pessoas fiquem sem luz.

Ainda de acordo com Cooper, 20 mil pessoas que deixaram suas casas foram levadas para abrigos. Mais de 60 rodovias apresentam alagamentos e há registros de muitas árvores caídas.

Resgates

Mulher leva seu cachorro no colo ao ser resgatada em um barco por bombeiros e voluntários em James City, na Carolina do Norte, devido à chegada do furacão Florence — Foto: Chip Somodevilla/Getty Images via AFP

Centenas de operações de resgate já foram realizadas, segundo a France Presse.

“VAMOS BUSCÁ-LOS. Pode ser que precisem subir ao segundo andar, ou para a cobertura, mas VAMOS CHEGAR”, tuitaram as autoridades em New Bern, na Carolina do Norte, onde o rio Neuse subiu três metros e ao menos 150 pessoas aguardavam resgate.

“Em poucos segundos a água chegou à cintura, agora está na altura do ombro”, contou à CNN Peggy Perry, refugiada com três membros de sua família na parte mais alta de casa.

Mais de 60 pessoas hospedadas em um hotel em Jacksonville, na Carolina do Norte, tiveram que ser resgatadas depois que uma parte do teto caiu.

As autoridades pediram que cerca de 1,7 milhão de pessoas deixassem suas casas na costa da Carolina do Norte, Carolina do Sul e Virgínia. Muitos moradores locais prepararam as suas casas e estabelecimentos comerciais para a chegada da tempestade, saíram para partes mais altas dos estados e buscaram proteção em abrigos fornecidos pelo governo.

Nasa mostra força do furacão Florence em vídeo feito na Estação Espacial Internacional

As cidades da costa estão praticamente desertas e tomadas por chuva, inundação e fortes ventos.

De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS), 4,9 milhões de pessoas devem ser afetadas por chuvas de mais de 250 mm nos próximos quatro dias. Brandon Locklear, do NWS, previu que vai ocorrer o equivalente a oito meses de chuva em dois ou três dias.

Antes de atingir os EUA, o Florence chegou a ser classificado de categoria 4, em uma escala que vai até 5, com ventos máximos de 225 km/h. Apesar de ter perdido força, o NHC reiterou que o Florence continua criando “uma situação potencialmente fatal” devido aos riscos de que a tempestade retome força perto das áreas costeiras.

Durante o fim de semana, à medida que se mover para o interior do continente, o Florence deve ter um “enfraquecimento significativo”.

Pelo Twitter, o presidente Donald Trump elogiou o “trabalho incrível” que está sendo feito pelas autoridades na chegada do furacão Florence.

Trump viajará para as áreas atingidas pelo Florence na próxima semana, informou a Casa Branca nesta sexta-feira.

“O presidente deve viajar para áreas afetadas pela tempestade no início da semana que vem, quando for determinado que sua viagem não atrapalhará os esforços de resgate ou recuperação”, disse Sarah Sanders, porta-voz da Casa Branca.

Fonte: G1

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo