Conselho Federal de Medicina diz que há médicos suficientes para atender o Brasil

O Conselho Federal de Medicina (CFM) se manifestou sobre o anúncio do governo de Cuba, de retirada de seus profissionais do Programa Mais Médicos, na última  quarta-feira dia (14). Em nota divulgada à imprensa, o CFM afirmou que o Brasil conta com médicos formados em número suficiente para atender às demandas da população.

“Para estimular a fixação dos médicos brasileiros em áreas distantes e de difícil provimento, o governo deve prever a criação de uma carreira de Estado para o médico, com a obrigação dos gestores de oferecerem o suporte para sua atuação, assim como remuneração adequada”, diz a nota divulgada pelo conselho.

O texto ressalta que cabe ao governo oferecer aos médicos brasileiros, condições adequadas para atender a população. Infraestrutura de trabalho, apoio de equipe multidisciplinar, acesso a exames e a uma rede de referência para encaminhamento de casos mais graves, são os itens apontados pelo CFM, que o governo precisa garantir para os profissionais brasileiros, desempenharem suas funções.

Ainda na quarta-feira dia (14), o Ministério da Saúde anunciou que vai lançar um edital nos próximos dias, para médicos brasileiros que queiram ocupar as vagas que serão deixadas pelos profissionais cubanos que integram o programa Mais Médicos, que atende população que vive em áreas carentes e periferias. Segundo o ministério, 8.332 vagas são ocupadas por esses profissionais.

As autoridades cubanas afirmaram que seus profissionais deixarão o programa por discordarem de exigências feitas pelo novo governo, como a revalidação dos diplomas. Em coletiva de imprensa, o presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou que os cubanos que quiserem atuar no país, devem revalidar os diplomas.

Fonte: Gil Santos

Com informações: Agência Brasil

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo