Nova Soure está entre as dez cidades baianas que ficam sem atendimento na assistência básica com saída de médicos cubanos, diz Sesab

Dez cidades baianas vão ficar sem nenhum médico para atendimento na assistência básica com a saída dos profissionais cubanos do programa Mais Médicos, que foi anunciada nesta semana pelo governo do país.

Os municípios do Estado em que só atuam na assistência básica médicos cubanos são Apuarema, Correntina, Central, Itagibá, Lajedão, Nova Itarana, Lafaiete Coutinho, Palmeiras, Pedro Alexandre e Nova Soure.

A Bahia hoje recebe 10% do total de médicos cubanos do Brasil, e o número fica atrás apenas de São Paulo, que abriga 16%. Com isso, o estado do nordeste possui 846 desses profissionais da saúde, que atendem em 317 dos 417 municípios.

De acordo com o G1, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) aponta que a retirada antecipada dos médicos representa “grave ameaça para municípios baianos”. “Com a atuação deles, desde o início, há cinco anos, a gente percebeu uma redução do número de internações nos nossos indicadores. Hoje, com a saída deles, vai ocorrer a ampliação da demanda em pronto atendimentos e de internações hospitalares, caso não se tenha a substituição desses médicos a curto e médio prazo. A longo prazo, é catastrófico”, declarou Cristiano Soster, diretor de atenção básica da Sesab.

Fonte: Rádio Povo

Com informações:  Metro1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo