Mutirão atende pacientes de Glaucoma em Ribeira do Pombal-BA

Nessa quarta-feira, 23, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado, deu continuidade ao Projeto Glaucoma, com a etapa 2019 do importante projeto que vem tratando já há algum tempo, de pacientes diagnosticados com a doença, através de mutirões trimestrais onde além da consulta é verificada a pressão ocular e entregue o medicamento específico com orientação para o uso diário.

Nessa fase, realizada no Centro de Saúde, foram atendidas cerca de 280 pessoas, durante o período da manhã e ficou previsto o retorno da equipe para o próximo trimestre. Embora nesse momento não tenha havido triagem para identificação de novos casos, a Secretaria de Saúde informa sobre a importância de se realizar exame anual com oftalmologista para possível identificação da doença, que pode causar sintomas como dor, náusea, vômito, inchaço e cegueira.

Os principais fatores de risco para o aparecimento do glaucoma são hereditariedade, diabetes, problemas cardíacos, hipertensão, traumas oculares e idade superior a 40 anos. Além disse pessoas negras são mais propensas, assim como doenças no olho, como alguns tumores, descolamento de retina e inflamações também podem aumentar o risco de se desenvolver a doença.

Fonte: SECOM/ Ribeira do Pombal

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo