Cerca de 170 militares da Venezuela desertaram em meio a impasse nas fronteiras; efetivo oficial de Maduro é de até 150 mil

Percentual de militares venezuelanos que desertaram é inferior a 1% do efetivo. Desertores pedem apoio de colegas de farda.

Balanço divulgado pelas autoridades migratórias colombianas nesta segunda-feira (25) informa que 167 militares venezuelanos desertaram e entraram na Colômbia nos últimos dois dias. Somando-os com os sete que desertaram para o Brasil, são pelo menos 174 homens que abandonaram as forças bolivarianas até o momento. Dados oficiais do governo venezuelano, no entanto, dizem que o efetivo da Força Armada Nacional Bolivariana varia de 95 mil a 150 mil. Ou seja, o percentual de militares que deixaram o país nos últimos dias fica abaixo de 0,2%.

Os números oficiais de efetivos não contabilizam as milícias bolivarianas apoiadas pelo regime de Nicolás Maduro. O presidente chavista tem apoio do alto comando militar, que manifestou repúdio à autodeclaração de Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela pouco depois de o oposicionista prestar juramento para o cargo, em 23 de janeiro.

Desde então, Guaidó tenta convencer os militares venezuelanos a mudarem de lado. Além disso, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu os integrantes das forças armadas da Venezuela que mantiverem apoio a Maduro: “Vão perder tudo”, disse em discurso à comunidade latina em Miami.

Os militares desertaram em meio ao acirramento da crise política na Venezuela após o bloqueio nas fronteiras à ajuda humanitária da coalizão liderada pelos Estados Unidos. Houve confronto nas cidades fronteiriças, e a maioria dos desertores fugiram por rotas próximas às cidades de Pacaraima (Brasil) e Cúcuta (Colômbia).

Desertores pedem apoio

Após cruzar as fronteiras, os militares pediram aos colegas de farda que passassem a desobedecer às ordens do regime Maduro. “Coloquem-se do lado do povo, porque o povo está passando fome”, disse o sargento Carlos Eduardo Zapata a jornalistas no domingo.

Zapata foi um dos três primeiros sargentos a cruzar a fronteira entre Brasil e Venezuela. Ele relatou que um sobrinho dele morreu há cinco dias por falta de medicamentos.

“Nós, a tropa profissional, queremos que os nossos companheiros se unam. Se não podem fazer nada na Venezuela, que venham para o Brasil ou saiam para a Colômbia”, pediu Zapata.

No Brasil, os dois primeiros caminhões com alimentos e remédios chegaram até Pacaraima no sábado, mas não puderam entrar na Venezuela e foram recolhidos. Após a retirada deles, venezuelanos que estavam do lado brasileiro atacaram uma base militar no território da Venezuela.

Os militares venezuelanos reagiram e segundo o coronel Jacaúna, comandante da Operação Acolhida, lançaram bomba de gás e dispararam com arma de fogo, inclusive contra o território brasileiro.

Militares venezuelanos fazem barreira em região de fronteira do Brasil com a Venezuela, na região de Pacaraima (RR). — Foto: Alan Chaves/G1

Nenhum deles, até o momento, confirmou ter havido ordens para atirar com armas de fogo contra cidadãos venezuelanos que tentassem passar do lado venezuelano para outros países nas fronteiras.

Perguntados sobre qual ordem recebiam para lidar com manifestantes, o sargento Jorge Luis Gonzales Romero respondeu: “Ninguém cruza a fronteira, nem veículo”. Se alguém tentasse cruzar, segundo ele, a orientação era “chamar a atenção e retirá-lo dali”.

Militar desertou com cachorro antidrogas

Um cachorro da Guarda Nacional Bolivariana “desertou” da Venezuela para a Colômbia no domingo. O cão atravessou a fronteira entre os dois países acompanhado de um dos militares venezuelanos que retiraram a lealdade ao regime de Maduro.

Segundo o jornal colombiano “El Nacional”, o cachorro participava de operações antidrogas na Venezuela. O cuidador, um militar identificado como Laverde, recusou-se a deixar o companheiro para trás.

Fonte: G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo