Realizados na Bahia, JUBs têm Comitê Organizador instalado

O Comitê Organizador dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que em 2019 serão realizados no estado baiano, foi instalado oficialmente durante cerimônia na Sala de Conselhos da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador, na manhã desta quinta-feira (16). A competição ocorrerá de 20 a 27 de outubro e deve atrair mais de três mil esportistas de todo o Brasil.

A execução dos JUBs está sob responsabilidade da Federação Universitária Baiana de Esporte (Fube), com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb).

O titular da Setre, Davidson Magalhães, lembra que “o evento, que está retornando para a Bahia depois de 50 anos, é uma competição que fortalece o calendário das atividades esportivas no território baiano e ressalta o fato de o Governo do Estado ter uma política pública para o esporte baiano. Além disso, os JUBs serão um momento de atração de turistas, já que está prevista a chegada de quatro mil pessoas, entre atletas e espectadores”.

Segundo o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, o Comitê Organizador “envolve a participação de várias universidades e faculdades, da comunidade estudantil, gestores estaduais e entidades da sociedade civil. Tudo isso para garantir uma excelente edição do JUBs, em espaços como o Ginásio de Cajazeiras, nas faculdades 2 de Julho e Social da Bahia, Ufba, Uneb, Uefs e outras instituições de municípios que estão se envolvendo no processo, com o intuito de garantir a presença de todo o estado”.

O Comitê vai criar as condições necessárias para a organização operacional do JUBs 2019, gerenciando recursos, a logística e o fornecimento de informações para todos os envolvidos. Um dos membros do grupo, a pró-reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da Ufba, Cássia Maciel, afirma que “a realização desse evento na Bahia é extremamente importante, já que o esporte é uma atividade de convivência, de saúde e da melhor expressão daquilo que ajuda a integrar os seres humanos”.

JUBs 2019

As competições serão divididas em 14 modalidades, desde natação, caratê, atletismo e vôlei até os jogos eletrônicos, disputados por jogadores de games como Fifa e League Of Legends. O presidente da Fube, Simon Vasconcelos, destaca a “integração entre a Federação e o governo estadual, como elemento determinante para a atração do evento novamente para a Bahia. Essa união deve fazer da edição 2019 do JUBs um sucesso”.

Os Jogos Universitários Brasileiros visam aumentar a participação em atividades esportivas em todas as Instituições de Ensino Superior do país e promover a ampla mobilização da juventude universitária brasileira em torno do esporte. É um meio também de possibilitar a identificação de talentos desportivos para o cenário esportivo nacional e internacional.

Redação: Renata Preza

Com informações: SECOM/ Bahia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo