Moro é ‘patrimônio nacional’, diz Bolsonaro após novos vazamentos

Bolsonaro reafirmou sua confiança em Moro na coletiva desta sexta-feira (21)

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (21) que o ministro da Justiça, Sergio Moro, é um “patrimônio nacional” e saiu fortalecido após ter participado de audiência pública no Senado para prestar esclarecimento sobre supostas conversas vazadas com procuradores da Lava Jato quando era juiz da operação.

Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, Bolsonaro também minimizou nova reportagem do site The Intercept Brasil sobre as supostas conversas que alegadamente envolvem o atual ministro e procuradores do Ministério Público Federal.

“Já falei que o Sergio Moro é um patrimônio nacional. É um homem que conseguiu um ponto de inflexão nesse grande mal que assola o país há décadas, que é a corrupção”, disse.

NOVO VAZAMENTO ATINGE MORO

Na quinta-feira, um novo vazamento de mensagens apontou que a crítica de Moro à atuação da procuradora Laura Tessler resultou na mudança da escala do MPF para a audiência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fazendo com que ela ficasse de fora da sessão.

Na sabatina da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) no Senado, Moro respondeu a um questionamento do senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e negou ter interferido na escalação dos procuradores.

“Senador, pelo teor das mensagens, se elas forem autênticas, não tem nada de anormal nessas comunicações. O exemplo que Vossa Excelência colocou é o claro exemplo de um factoide. Eu não me recordo especificamente dessa mensagem, mas o que consta no caso divulgado pelo site é uma referência de que determinado procurador da República não tinha o desempenho muito bom em audiência e para dar uns conselhos para melhorar. Em nenhum momento no texto, há alguma solicitação de substituição daquela pessoa. Tanto que essa pessoa continua e continuou realizando audiências e atos processuais, até hoje, dentro da operação Lava Jato (…). Se aconteceu, de fato, não tem nada de ilícito. Não estou comandando a força-tarefa da Lava Jato”, disse Moro a Nelsinho.

As conversas, divulgadas pelo blog do jornalista Reinaldo Azevedo, no UOL, em parceria com o The Intercept Brasil, mostram um diálogo entre o procurador-chefe Deltan Dallagnol e o procurador Carlos Fernando, que teria ocorrido dia 13 de março de 2017. Nelas, Deltan aponta a necessidade de seguir a sugestão de Moro e retirar Laura Tessler da audiência de Lula. Após a fala, representaram o Ministério Público Federal “Júlio” e “Robinho — Júlio Noronha e Roberson Pozzobon.

“MAIS FORTALECIDO”

“Agora, os vazamentos em si, ninguém tem certeza da fidelidade do que está publicado ali. Existem programas hoje que simulam conversas entre aplicativos entre duas pessoas que nunca se viram”, acrescentou.

Na avaliação do presidente, Moro saiu do Senado “mais fortalecido do que entrou” após prestar os esclarecimentos em audiência na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Casa. “Para mim, é motivo de honra e orgulho tê-lo em meu ministério”, afirmou.

Na quarta-feira, Moro compareceu voluntariamente ao Senado para dar explicações sobre reportagens do site The Intercept Brasil que relatariam supostas conversas dele com o chefe da força-tarefa do Ministério Público Federal na operação, Deltan Dallagnol.

Na audiência, o ministro não atestou a validade das conversas, negou quaisquer irregularidades e disse que, se ficar comprovado uma atuação irregular dele no episódio das supostas trocas de mensagens, ele deixa o cargo.

Fonte: Yahoo Notícias

Com informações: Reuters

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo