Vaza Jato: em áudio, Dallagnol comemorou decisão que censurou entrevista de Lula; ouça

Pela primeira vez, o The Intercept Brasil divulgou um áudio da conversa entre os membros da força-tarefa Lava Jato. O contexto do material, de acordo com a reportagem, é a manhã do dia 28 de setembro de 2018, quando a imprensa noticiou que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, autorizou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a conceder uma entrevista ao jornal Folha de São Paulo.

Em um grupo no Telegram, os procuradores imediatamente se movimentaram, debatendo estratégias para evitar que Lula pudesse falar. Para a procuradora Laura Tessler, o direito do ex-presidente era uma “piada” e “revoltante”, o que ela classificou nos chats como “um verdadeiro circo”. Uma outra procuradora, Isabel Groba, respondeu: “Mafiosos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”

No grupo, o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da operação, enviou várias seguintes mensagens, seguidas de um áudio.

Para a reportagem, “a comemoração de Dallagnol expõe mais uma vez sua hipocrisia e sua motivação política: antes de serem alvos de vazamentos, os procuradores da força-tarefa enfatizavam – em chats privados com seus colegas – a importância de uma imprensa livre, o direito de jornalistas de publicar materiais obtidos por vias ilegais e que a publicação desses materiais fortalece a democracia”.

Fonte: Metro1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo