Guardas Municipais de Tucano-BA acusam prefeito de represália após decreto de greve da categoria por tempo indeterminado

Guardas Civis Municipais, da cidade Tucano-BA, decretaram greve por tempo indeterminado, a contar de sábado, 28. A medida foi tomada após diversas tentativas de acordo junto ao município, onde foi solicitado: Reajuste salarial, viaturas, equipamentos de segurança, e reforma do Pelotão de Caldas do Jorro.

Na última quinta-feira, 19, após não lograrem êxito em tentativa de acordo com o prefeito Dr. Sérgio (PSD), os Guardas decidiram paralisarem os serviços como forma de advertência, fato que ocorreu no dia seguinte (Relembre). Segundo informações, em outra tentativa de acordo, Dr. Sérgio aumentou a proposta do reajuste, de 3% para 4,5%, o que não foi aceito pelos agentes.

Desta forma, sem avanço na tentativa de acordo, os Guardas decretaram a greve por tempo indeterminado.

Represália

De acordo com Guardas Municipais, após o anúncio da greve, o prefeito teria modificado a escala de serviço, que era de regime de plantão (24/72), passando a valer uma carga horária de oito horas/dia.

O PORTAL ALERTA teve acesso com exclusividade à Portaria Nº 01, de 27 de abril de 2018, onde o Secretário de Segurança Pública do município, Carlos Alberto de Santana Farias, deixa bem claro que tal decisão foi tomada em decorrência do anúncio de paralisação da categoria, porém o objetivo é garantir que 30% dos agentes exerçam suas respectivas atividades, sem prejudicar a segurança dos cidadãos. Veja a Portaria na íntegra:

Por outro lado, os Guardas afirmam que o ato de mudança de escala é represália por parte do gestor municipal, já que tal medida poderá afetar no adicional noturno, acarretando em perdas salariais.

Curta nossa página no facebook, e continue atualizado sobre tudo o que acontece em sua cidade!

Baixe o nosso aplicativo, e fique de olho na notícia!

Redação: Portal Alerta

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo