INEMA manda lacrar poços da DESO em Itapicuru-BA

O Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA autuou e mandou fechar poços da Companhia de Saneamento de Sergipe -DESO no município de Itapicuru. 

Os poços foram perfurados na região do povoado Catu Grande e estavam em situação irregular. Informações da PMI.

A obra de perfuração de poços e construção de adutora feita pela DESO no município de Itapicuru, tinha como objetivo levar água para o município sergipano de Tobias Barreto. A medida emergencial iria atender os tobienses como o fornecimento de água nestes tempos de seca.  Entretanto a empresa não cumpriu as normas e as autorizações legais.

Outro fator importante é que o município de Itapicuru também vem sofrendo com falta de água em áreas rurais, estar com um decreto de situação de emergência reconhecido pela união e o histórico de devastação ambiental desta mesma empresa na região, fato esse que levou inúmeras manifestações por moradores em redes sociais e nas comunidades,  com a preocupação que ocorresse a devida fiscalização.

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) foi criado através da lei nº 12.212 de 4 de maio de 2011, promovendo a integração do sistema de meio ambiente e recursos hídricos do Estado da Bahia. O Inema tem por finalidade executar as ações e programas relacionados à Política Estadual de Meio Ambiente e de Proteção à Biodiversidade, a Política Estadual de Recursos Hídricos e a Política Estadual sobre Mudança do Clima.

Cabe ao Inema atuar em articulação com os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual e com a sociedade civil organizada, a fim de dar mais agilidade e qualidade aos processos ambientais.

Qualquer cidadão que constantar um crime ambiental no estado da bahia é só ligar para o Disque Denúncia 0800 071 1400.

Fonte: Itapicuru Notícias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo