82 profissionais do “Mais Médicos” atendem em 19 cidades da região

Municípios do interior da Bahia temem uma espécie de “apagão médico” com a saída de cubanos do Programa Mais Médicos, de acordo com reportagem da Folha desta quinta-feira (15).
Uma delas é a cidade de Uauá, no sertão baiano, que tem 8 cubanos entre os 10 médicos que atendem no município. O local conta com dez postos de saúde e cobertura a 100% de seus 27 mil habitantes.
Por estarem localizados em regiões isoladas e distantes dos grandes centros, as cidades têm dificuldades de contratar médicos brasileiros.
Apenas na Bahia, há mais de 800 cubanos atuando nos municípios do estado. A saída deles deve fazer com que a cobertura de atenção básica no estado caia de 63% para 43%.
“Voltaremos para um patamar de oito anos atrás. São quase 3 milhões de baianos que ficarão sem médico”, afirma Cristiano Soster, diretor de atenção básica da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Do bahia.ba
Em uma pesquisa no site dos Mais Médicos se constatou a quantidade de médicos que abrangem os municípios da região, chegando a 82 médicos em 21 municípios pesquisados, sendo que Euclides da Cunha se destaca com 18 profissionais, enquanto não há registros de médicos cadastrados no Programa em Heliópolis e Paripiranga. Veja a Tabela com os 21 municípios:
Lembrando que o Programa Mais Médicos não é composto somente de Cubanos.
O nome dos médicos pode ser encontrado acessando aqui.
Fonte: Itapicuru Notícias