Idoso que morreu em Hospital de Ribeira do Pombal-BA, estava com suspeita de Covid-19

Um idoso que se encontrava internado no Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal-BA, teve a morte anunciada na noite desta quarta-feira, 29.

De acordo com informações preliminares, o idoso de identidade preservada, esteve internado no Hospital Santo Antonio, que faz parte das Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador-BA. A referida Unidade Hospitalar chegou a anunciar que 64 profissionais e 30 pacientes foram diagnosticados com a doença.

No caso do pombalense, o mesmo chegou a receber alta hospitalar, , porém antes de deixar a Unidade teria sido submetido a um exame que tinha testado negativo para a doença, retornando assim para o seio familiar, em Ribeira do Pombal-BA. Quando se encontrava em sua residência, sentiu-se mal, sendo levado para o Hospital Geral Santa Tereza, onde foram constatados sintomas de Covid-19, sendo portanto submetido ao Teste rápido que acusou positivo.

O paciente teve as amostras coletadas, e enviadas para o Laboratório Central do Estado (LACEN), porém teve o seu óbito confirmado, antes mesmo da chegada dos resultados, que possibilitará a confirmação ou não a infecção.De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura Municipal na manhã desta quinta-feira, 30, a morte está sendo tratada como SUSPEITA PARA O COVID-19. 

Boletim Epidemiológico divulgado pela prefeitura de Ribeira do Pombal-BA

Antes mesmo da confirmação do óbito, a neta da vítima, Dra Laís Matos, que é medica na cidade, emitiu uma nota amplamente compartilhada nas redes sociais. Confira: 

Nesse momento de profunda tristeza e preocupação que eu e minha família vivemos com o agravamento do estado de saúde do meu Avô, sinto-me ainda mais triste em ter que vir a público prestar esclarecimentos ao invés de vir agradecer as condolências e a solidariedade.

Meu Avô chegou em Pombal após ter recebido Alta Médica do hospital em que esteve internado em Salvador por motivos alheios ao Coronavírus. Chegou aqui em boas condições de saúde e sem suspeita de doenças infecciosas em atividade. Na última semana ele passou mal, eu prestei os primeiros socorros e o encaminhei para atendimento hospitalar. Naquele momento, para a minha proteção e principalmente para a proteção dele (por ser idoso e portador de doenças crônicas), usei todos os equipamentos de proteção individual necessários. Já no Hospital, surgiu a suspeita de COVID-19, ainda não confirmada. Desde então, cancelei todos os meus turnos de atendimento, os quais fazia também devidamente paramentada e seguindo todas as normas de segurança.

Se confirmada a suspeita de COVID-19, meu Avô será mais uma vítima do Coronavírus e não um culpado por ele. Não coloquei e jamais colocarei a saúde de qualquer paciente em risco. Meu papel como Médica é exatamente o oposto, coloco a minha saúde em risco para proteger a sua.

Permanecerei afastada dos atendimentos em consultório até que seja totalmente seguro retornar. Estou em perfeito estado de saúde, mas preciso me resguardar e seguir os protocolos de segurança. Que Deus proteja a saúde do meu amado Avô e cure a alma dos que nos apedrejam.

Drª Laís Matos

Redação: Portal Alerta

#fiqueemcasa

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo