‘Estamos decolando’, diz Guedes após queda histórica de 9,7% do PIB

Após a divulgação dos dados do PIB brasileiro no segundo trimestre de 2020, que mostraram uma queda histórica de 9,7% em comparação com os três meses anteriores, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o país “está decolando”.

“Isso é lá atrás, isso é um impacto de lá atrás. Nós estamos decolando em V. Esse é o barulho do raio que caiu em abril”, acrescentou Guedes. A fala foi dada a jornalistas após uma coletiva de imprensa acompanhado do presidente Jair Bolsonaro em que a equipe do governo anunciou a prorrogação do auxílio emergencial por mais quatro parcelas mensais de R$ 300.

Na mesma ocasião, Guedes defendeu reformas tributárias e econômicas a serem tocadas após a crise. O senador Fernando Bezerra (MDB-PE), líder do governo no Congresso, disse que “o Brasil está saindo mais forte” da pandemia de coronavírus.

“O Brasil sai protegido de uma grave crise econômica, mas todos vão se surpreender com os dados da economia até o final do ano. O Brasil acertou e o presidente Bolsonaro acertou. Alguns falavam em retração de 10% ao final do ano, a retração será menor do que 4,5%”, disse Bezerra.

Esta foi a maior queda já registrada pelo IBGE desde 1996, quando o instituto começou a analisar dados trimestrais da economia. Até hoje, a maior queda havia sido registrada no quarto trimestre de 2008, quando o PIB viu retração de 3,9%.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, o tombo do segundo trimestre de 2020 é ainda mais grave: 11,4%. Com a queda histórica, o PIB, que é a soma de todos os valores produzidos no país, de abril a junho totalizou R$ 1,653 trilhão.

O tombo desta vez é bem maior que o da última recessão. Entre 2014 e 2015, por exemplo, a queda acumulada foi de 8% no PIB, segundo o Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (Codace). Desta vez, a economia brasileira voltou ao patamar da crise econômica global de 2008-2009.

Fonte: Yahoo Notícias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo