Coreias do Norte e do Sul fazem 1ª reunião desde dezembro de 2015

Representantes da Coreia do Sul e da Coreia do Norte se reuniram, por volta das 10h da manhã desta terça-feira (9), no horário local (por volta de 23h no horário de Brasília), na área desmilitarizada de Panmunjom. Trata-se do primeiro encontro entre os dois países desde dezembro de 2015 — portanto, há mais de dois anos.
A principal razão para o encontro é discutir a participação de atletas norte-coreanos nos Jogos Olímpicos de Inverno, que serão disputados em PyeongChang, na Coreia do Sul.
De acordo com a rede americana CNN, o representante da Coreia do Norte, Ri Son Gwon, apresentou seu talento poético e afirmou que “a mente da criança é pura, clara e sem defeito”.
“Se pudermos reavivar esse tipo de mente (na) conversa inter-coreana de alto nível de hoje … se pudermos combinar nosso desejo puro e unido, as conversas serão boas”, disse.
Ainda conforme a cadeia americana, Gwon elogiou a transparência das negociações e disse que, “hoje, existe um forte interesse doméstico e internacional em nossas conversas de alto nível”.
— E a expectativa é excelente, então nossa opinião é que devemos divulgar completamente as negociações para que elas possam ser entregues em tempo real para todo mundo.
Delegação da Coreia do Norte, liderada por Ri Son Gwon, chega para reunião
Fonte: R7