CBF demite Leonardo Gaciba do comando da Comissão de Arbitragem

Ex-árbitro foi duramente criticado nas últimas rodadas

Um dia após o Bahia ser prejudicado pela arbitragem contra o Flamengo e de fortes críticas do presidente do clube, Guilherme Bellintani, e do vice-presidente, Vitor Ferraz, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu demitir Leonardo Gaciba da presidência da Comissão de Arbitragem da entidade.

A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira, 12, pelo presidente interino da CBF e ex-presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues.

Gaciba já estava balançado no cargo após as contínuas críticas à arbitragem do futebol brasileiro por parte da imprensa e dos clubes participantes de competições organizadas pela CBF.  A polêmica arbitragem de Vinicius Gonçalves Dias Araújo em Flamengo x Bahia, quinta-feira, 11, no Maracanã, antecipou a mudança. O árbitro marcou um pênalti contra o Tricolor após a bola bater no peito do zagueiro Cont e manteve a decisão mesmo após rever o lance no monitor do VAR.

A marcação causou enorme revolta e os jogadores do Bahia ameaçaram não retornar ao campo para disputar o segundo tempo. Após a partida, o vice-presidente do Tricolor, em entrevista ao aplicativo oficial do clube, disse que Gaciba é “covarde” e que o trabalho era um “desastre”. “Tenha vergonha, peça para sair”, disse o gestor.

“Nós não suportamos mais isso. A arbitragem não pode decidir partida, tem que trabalhar com correção. Nós vamos tolerar. Como e quando vai acabar isso. A CBF vai continuar compactuando com isso? Porque se não muda é porque compactua. É uma falta de respeito. Nós fazemos um trabalho digno, decente e não aceitamos ser prejudicados dessa forma”, afirmou Vitor Ferraz.

Leonardo Gaciba estava no cargo desde 2019 e segundo o GE seria demitido ao final da atual temporada. No entanto, após seguidos erros de arbitragem nas últimas rodadas, a decisão foi antecipada. Vice da comissão, o também ex-árbitro Alício Pena Júnior assumirá o cargo.

Fonte: A Tarde

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo