Irmã de ministra do Turismo ganhou carro em troca de contrato, diz MP

Veículo foi dado em retribuição a uma licitação que foi fraudada pela prefeitura de Belford Roxo (RJ)
Djelany de Souza, irmã da ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil), conhecida como Daniela do Waguinho, ganhou um carro como retribuição por um contrato superfaturado fechado pela prefeitura de Belford Roxo (RJ), em 2018, aponta investigação do MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro).

Segundo a coluna de Rodrigo Rangel, no portal Metrópoles, o responsável pelo contrato era o prefeito da cidade, Wagner dos Santos, o Waguinho, marido da ministra. Os dois apoiaram Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a campanha eleitoral.
Com a apuração, o MP concluiu que Waguinho era o chefe de uma quadrilha que teria desviado R$ 14 milhões dos cofres públicos.
A investigação apurava supostas irregularidades na contratação de empresas para a prestação dos serviços de coleta e destinação de lixo em Belford Roxo.
Toyota Corolla
Ainda de acordo com o portal Metrópoles, Djelany de Souza teria recebido um Toyota Corolla de uma das empresas, por um “sócio oculto” da Master Rio Construções.
O MP informou que o “presente” foi uma forma de agradar Waguinho por um favor que permitiu à firma ganhar o contrato.
Segundo o MP, Waguinho cometeu os crimes:
- Fraude a licitações;
- Organização criminosa;
- Dispensa ilegal de licitações;
- Concussão (servidor que exige vantagem indevida);
- Peculato (crime cometido por servidor que se apropria de bens púbicos).
O caso tramita até hoje, sob sigilo.
O presidente Lula escolheu Daniela do Waguinho para ser ministra do Turismo como parte de uma negociação com o União Brasil, partido que fica com três ministérios no novo governo.
Fonte: Yahoo Notícias