Em poucas horas de fiscalização, PRF retira de circulação mais de 65 toneladas de excesso de peso na BR 110 em Ribeira do Pombal-BA

Em 2022, a PRF na Bahia retirou de circulação mais de 14 mil toneladas de excesso de peso das estradas federais. O peso acima do permitido sobrecarrega os sistemas de suspensão e freios, oferecendo riscos ao motorista e aos usuários da rodovia, e ainda danifica o pavimento asfáltico.

Na última quinta-feira (15), policiais rodoviários federais realizaram ações de fiscalização dos veículos de transporte de cargas com excesso de peso. As atividades se concentraram na BR 110, em trechos do município de Ribeira do Pombal-BA.

Os agentes realizavam fiscalização de trânsito quando perceberam caminhões transitando na rodovia com volume aparentemente acima da capacidade.

Três carretas foram abordadas e conduzidas para pesagem em balança, que apontou excesso superior a 65 toneladas (65.532 quilos). Duas delas também estavam com AET irregular.

Todos foram notificados (multados) referente a infração de trânsito prevista no art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Acima de 1000 kg de excesso, a infração é punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado. E o caminhão só é liberado após transbordo da mercadoria excedente.

PERIGO EXCESSO DE PESO

Com vistas a auferir mais lucros, muitas empresas acabam colocando toneladas de excesso de peso nos caminhões, inclusive, ajustam as carrocerias para carregar mais mercadorias. Estudos apontam que o excesso de peso diminui em 50% a vida útil das estradas. Os danos causados ao pavimento deixam trilhas de rodas ou afundamento do asfalto, que interferem na dirigibilidade de veículos de passeio, como automóveis e motocicletas.

Entre os principais problemas ocasionados pelos veículos com carga acima do permitido está a elevação dos poluentes na atmosfera, causados pelo aumento do consumo de diesel. Essa conduta causa ainda desgaste mais rápido nos veículos, principalmente pneus, suspensão, feixes de mola e até empenamento do chassi.

Fonte: Gov.br

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