Intervenção Federal no Rio de Janeiro. Opine!

Desde o dia 16 de fevereiro, uma polêmica tem feito parte do cotidiano dos brasileiros, principalmente dos cidadãos fluminenses. Foi justamente neste dia que o Presidente da República, Michel Temer, assinou o Decreto Federal 9.288/2018 em que permitia ao Governo Federal intervir na Segurança Pública do Rio de Janeiro, tirando o poder do Governador sobre as Polícias Civil e Militar do Estado.
Na ocasião, Temer afirmou que “a medida era extrema, porém necessária para conter o Crime Organizado no Rio”. Antes disso, mais precisamente no período do carnaval, o Rio de Janeiro viveu momentos críticos com relação à violência, e como justificativa, o governador Luiz Fernando Pezão afirmou que o Estado não tinha se preparado para oferecer a segurança necessária naquele período.
O Decreto foi levado à votação na Câmara e no Senado Federal, sendo aprovado nas duas casas. Desta forma, a partir de então, o General Walter Souza Braga Netto, chefe do Comando Militar do Leste, assumiu o comando da Segurança Pública do Rio de Janeiro, na condição de Interventor. Além disso, a medida barrou a tramitação de PEC’s (Propostas e Emenda à Constituição) no Congresso Nacional, entre elas o andamento da Reforma da Previdência.
Polêmica
Desde o dia em que o Presidente Michel Temer anunciou o Decreto Federal, tal ato fez parte de diversos debates políticos.
A Oposição acusa o presidente de realizar manobras e que a intervenção seria desnecessária no momento. Alguns acusaram Michel Temer de tentar buscar melhorar a sua imagem diante do eleitorado, já que desde quando assumiu o cargo, sempre teve uma avaliação baixa, segundo Institutos de Pesquisas de Opinião Pública. Outra acusação seria a tentativa de desviar o foco da Reforma da Previdência, enfraquecida na Câmara dos Deputados, não conseguindo o apoio sequer da base aliada.
Por outro lado, assim como Michel Temer afirmou, políticos que compõem a base aliada, defendem a Intervenção, alegando ser necessária para o combate ao Crime Organizado. Ao ler seu relatório favorável ao decreto de intervenção, o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) lembrou das últimas vezes em que o Exército esteve presente nas ruas do Rio de Janeiro. “Pude ver a população aplaudindo o uso das forças de segurança”, afirma ele. Lopes destacou ainda, que a intervenção é uma “medida extrema” necessária neste momento em que a população do Estado tem medo de sair às ruas, afirmou o senador.
Opinião
Diante da polêmica, o PORTAL ALERTA quer saber: Qual é a sua opinião a respeito da Intervenção Federal no Rio de Janeiro? A enquete estará disponível tanto na Página Inicial do PORTAL, bem como na Fan Page, até o dia 31 do mês corrente. Dê a sua opinião e participe!
Curta nossa página no facebook, e continue atualizado sobre tudo o que acontece em sua cidade!
Baixe o nosso aplicativo, e fique de olho na notícia!
Redação: Portal Alerta



