Fórmula 1, por Murilo Oliveira: Verstappen volta a vencer em Suzuka

A Fórmula 1 desembarcou no Japão para a 4ª etapa da temporada 2024.

Após a decepção na última etapa em Melbourne, as Red Bulls mostraram força no circuito japonês e não deu chances aos adversários.

O GP começou com acidente envolvendo Daniel Ricciardo e Alex Albon, causando uma paralisação de 28 minutos, na relargada não houve incidentes, sem alterações no pelotão da frente, só restavam as estratégias das equipes para tentar alcançar o pódio, pois, já não tinham muita esperança de alcançar os líderes, Verstappen e Pérez.

Apesar da diferença para a equipe número 1 do grid, a impressão geral é que a Ferrari diminuiu um pouco a distância para as RBRs, com uma boa estratégia da equipe de Maranello Sainz e Leclerc terminaram em 3° e 4° respectivamente.

Destaque também para a McLaren, com um desempenho interessante de Norris e mais discretamente do jovem Oscar Piastri chegando na 5ª e 8ª posições.

Chegando em 6° com a sua Aston Martin, o veterano Fernando Alonso foi muito bem na corrida, com boas ultrapassagens e um desempenho que traz boas expectativas para a equipe do bilionário Lawrence Stroll, apesar do herdeiro, Lance Stroll chegar apenas na modesta 12ª colocação, não pontuando.

Precisamos também falar do calvário que vive a equipe Mercedes, com um carro que destroça os pneus, fruto de uma aerodinâmica nada competente a equipe do heptacampeão Lewis Hamilton chegou com seus 2 carros na zona de pontos, mas nada competitiva para quem esteve acostumada a brigar pelos títulos na última década, George Russel terminou em 7° e Hamilton em 9°.

Fechando o top 10, e pela primeira vez pontuando em casa, Yuki Tsunoda, não fez bem uma corrida brilhante, mas foi bem competente e aproveitou bem as paradas de box, para conquistar a 10ª posição, nada mal, dentro da realidade da Racing Bull que não vive uma boa temporada.

De resto, tudo conforme o esperado, como em um script de novela, as equipes menores completaram o grid com expectativa de novos pacotes aerodinâmicos para as próximas etapas, falando nisso, a Fórmula viaja agora para a China, para disputar a corrida que ocorre entre os dias 19 e 21 de Abril, estaremos atentos, até lá!

Os dez primeiros colocados da prova foram:

Max Verstappen (HOL/Red Bull)

Sergio Pérez (MEX/Red Bull)

Carlos Sainz (ESP/Ferrari)

Charles Leclerc (MON/Ferrari)

Lando Norris (GBR/McLaren)

Fernando Alonso (ESP/Aston Martin)

George Russell (GBR/Mercedes)

Oscar Piastri (AUS/McLaren)

Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)

Yuki Tsunoda (JAP/Racing Bulls)

Confira os cinco primeiros colocados do Mundial de pilotos de 2024 após o GP do Japão:

Max Verstappen (HOL/Red Bull): 77 pontos

Sergio Pérez (MEX/Red Bull): 64 pontos

Charles Leclerc (MON/Ferrari): 59 pontos

Carlos Sainz (ESP/Ferrari): 55 pontos

Lando Norris (GBR/McLaren): 37 pontos

Murilo Oliveira é empresário no ramo de culinária chinesa e locutor da Rádio Canabrava FM  e apresenta o “café com notícias” apaixonado por  automobilismo desde a adolescência, acompanha várias categorias, com atenção especial para a Fórmula 1.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo