Uso de Fipronil volta a causar mortes de abelhas na região

Com a chegada do período do plantio na região, agricultores já iniciaram as plantações, e esperam como em todos os anos uma boa colheita.

Infelizmente, alguns agricultores estão preparando suas terras de forma que estão levando preocupação a outra classe rural: os apicultores. Isso porque, estão utilizando o inseticida à base do Fipronil, substância que danifica o Sistema Nervoso Central dos Insetos, os levando a morte. Acontece, que o uso de tal inseticida tem levado à morte milhares de abelhas, e tem sido objeto de discussão no Brasil, por conta de tal mortandade.
Há exatamente um ano, Ribeira do Pombal-BA e região registrou um alto índice de mortes de abelhas, com apiários totalmente dizimados, levando um prejuízo incalculável tanto para os apicultores, quanto para o ecossistema.
Na última semana, o PORTAL ALERTA foi procurado por apicultores do município de Cícero Dantas-BA, mais precisamente na região de Campinas de Castro, onde cerca de 200 caixas foram atingidas, podendo chegar a número de 20 milhões de abelhas mortas.
Ainda de acordo com Gildo, um dos apicultores, a suspeita inicial é que o Fipronil tenha sido aplicado numa plantação de milho, numa fazenda que fica próxima aos apiários, porém aguarda o resultado das investigações das autoridades locais.
Redação: Portal Alerta