TCU investiga gastos e voo da FAB no transporte da ex-primeira-dama do Peru

Nadine Heredia Alarcón chegou ao Brasil em abril

O TCU (Tribunal de Contas da União) abriu dois processos para investigar a legalidade, a necessidade, a economicidade e os gastos com o transporte aéreo da ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia Alarcón e do filho dela.

Um dos processos está sob a relatoria do ministro Benjamin Zymler, que também apura o uso irregular de recursos públicos em operação logística e transporte da ex-primeira-dama do Peru.

A investigação também analisa o sigilo imposto aos gastos com a viagem.

A ex-primeira-dama peruana Nadine Heredia chegou a Brasília, em abril, em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) após ter asilo diplomático concedido pelo governo brasileiro.

A CNN apurou que a defesa de Heredia alegou perseguição política na solicitação ao Brasil. Também foi levado em consideração um câncer que ela enfrenta.

A ex-primeira-dama e o marido dela, o ex-presidente Ollanta Humala, foram condenados a 15 anos de prisão pela Justiça peruana.

Eles são acusados de recebimento ilícito de verba da empreiteira brasileira Odebrecht (hoje Novonor) para campanhas eleitorais. A defesa pretende contestar a decisão em instância superior.

A defesa de Heredia informou à CNN que a ex-primeira-dama chegou à base aérea de Brasília.

Nadine viajou ao Brasil acompanhada de Samin Mallko Ollanta Humala Heredia, filho mais novo do casal, que também recebeu asilo.

Leonardo Massud, advogado brasileiro que colabora com a defesa de Heredia e Humala, afirmou à CNN que a aeronave da FAB realizou uma parada em Cuiabá para reabastecimento antes de seguir para Brasília.

Fonte: CNN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo