CCJ ouve testemunhas e discute perda do mandato de Zambelli nesta quarta (10)

Presa na Itália, Carla Zambelli foi condenada por invasão ao sistema do CNJ, porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados ouvirá, nesta quarta-feira (10), o hacker Walter Delgatti Neto e o especialista em coleta e preservação de provas digitais Michel Spiero. 

Ambos são testemunhas no processo contra a deputada licenciada Carla Zambelli (PL), condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, no caso da perseguição a um homem negro, na véspera do segundo das eleições de 2022.

O STF também condenou Zambelli à perda do mandato parlamentar, que está em análise na Câmara.

Após a decisão do Supremo, a parlamentar deixou o Brasil, foi para os Estados Unidos e, na sequência, Itália, onde é reconhecida como cidadã. Por causa disso, Zambelli foi classificada como foragida e teve o nome adicionado à lista da Interpol.

No dia 29 de julho, Zambelli foi presa pela polícia italiana, em Roma, e encaminhada para o Presídio de Rebibbia, localizado na capital italiana.

Após análise na CCJ, o processo será apreciado pelos deputados, no plenário da Câmara. Delgatti será ouvido às 10h e Spiero, às 14h. De acordo com o regimento da Casa, o parlamentar perde o mandato quando sofre condenação criminal em sentença transitada em julgado.

Fonte: Band.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo