Açude Municipal de Ribeira do Pombal-BA sofre intervenções, e moradores relatam preocupação

Há aproximadamente um mês, o PORTAL ALERTA foi procurado por algumas pessoas que afirmam se tratar de moradoras da região ribeirinha ao açude municipal de Ribeira do Pombal-BA.
Embora os moradores não queiram se identificar, os mesmos afirmaram que no local está sendo colocada em prática a construção de um condomínio residencial, e para tanto, está sendo realizada uma intervenção na área que é considerada ambiental.
O açude municipal de Ribeira do Pombal-BA, há anos sofre por diversos tipos de intervenções, e ao longo de décadas tem servido como depósito de lixos e dejetos que são lançados em seu interior ou às suas margens diariamente. Recentemente, passou por um processo de revitalização, sendo empregados cerca de R$ 16 milhões na construção de uma orla, bem como no que foi chamado de revitalização, projeto que ainda se encontra sem conclusão.
Links Relacionados:
Obras de revitalização do Açude Municipal chegam a 70%, em Ribeira do Pombal-BA
Revitalização do açude de Ribeira do Pombal-BA avança com soltura de 10 mil peixes
Com a atual intervenção, a região que faz margens com as Ruas Aracaju e Jonas de Abreu, está recebendo uma grande quantidade de areia, sob o risco de aterramento e/ou assoreamento do local, o que pode trazer riscos ao açude e aos moradores da região. Após tomar conhecimento dos fatos, o PORTAL ALERTA esteve no local, onde constatou a veracidade da referida intervenção.
Diante da constatação, o PORTAL ALERTA procurou o responsável pela obra, e chegou até o Engenheiro Civil tucanense identificado pelo prenome Pascoal, que afirmou que o projeto visa valorizar a região, melhorando a paisagem do local, sem trazer danos ao açude, tampouco aos moradores locais. Pascoal ainda frisou, que a etapa atual se trata apenas de uma limpeza do ambiente para posterior início das obras, e nega que esteja acontecendo assoreamento.
O Canal de Notícias procurou também as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e de Obras. O intuito seria saber se os órgãos têm conhecimento do que está sendo realizado às margens do açude, bem como se há algum estudo de risco ou impacto ambiental. Além disso, existia a dúvida, se as secretarias teriam autorizado qualquer ação na região, o que se faz necessário para tal. Diante das dúvidas, as secretarias responderam de forma negativa para todas as dúvidas, o que se torna algo grave, tendo em vista que tudo está acontecendo ao longo desse período sem a devida fiscalização, muito menos as mínimas condições de saber se tais intervenções estão ou não trazendo qualquer risco para o açude, ou aos moradores da região.
Desta forma, o PORTAL ALERTA levou os fatos para os devidos conhecimentos do Ministério Público, e Câmara de Vereadores, sendo que neste último órgão fiscalizador, todos os vereadores foram notificados individualmente.
Ao longo do período em que o Canal de Notícias buscava mais detalhes sobre os fatos, surgiu outro problema: foram constatados entulhos às margens do açude, ao lado de onde está acontecendo a obra em questão. De acordo com moradores, estes entulhos estão lançados por caçambas que são ligadas à prefeitura municipal. Ninguém do município afirmou ser responsável por tal ato.
Vale ressaltar que, o que se busca desde a denúncia inicial feita por moradores, até o momento em que o PORTAL ALERTA buscou mais detalhes sobre tudo o que está acontecendo, é a segurança tanto para a área ambiental, e principalmente para os moradores da região.
O PORTAL ALERTA segue de olho na notícia, em busca de mais informações sobre o caso.
Redação: Portal Alerta




Matéria muito boa e esclarecedora no ponto de vista que é levar ao cidadão clareza dos fatos noticiado
Portal alerta meus parabéns