Trump confirma que autorizou operações secretas da CIA na Venezuela

Trump disse que autorizou a ação porque grandes quantidades de drogas estavam entrando nos Estados Unidos vindas da Venezuela

O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou nesta (15) quarta-feira que ele autorizou a CIA a conduzir operações secretas na Venezuela, marcando uma forte escalada nos esforços dos EUA para pressionar o governo do presidente Nicolás Maduro.

Trump disse que autorizou a ação porque grandes quantidades de drogas estavam entrando nos Estados Unidos vindas da Venezuela, muitas delas traficadas por via marítima.

“Estamos olhando para a terra agora, porque temos o mar muito bem controlado”, disse Trump.

Trump também acusou a Venezuela de libertar um grande número de prisioneiros, incluindo indivíduos de instituições de saúde mental, para os Estados Unidos, embora não tenha especificado qual fronteira eles estavam cruzando.

Tensões entre EUA e Venezuela podem acabar em guerra?

De acordo com o professor de relações internacionais da ESPM, Roberto Uebel, as relações dos Estados Unidos com a Venezuela sempre foram tensas, desde o governo de Hugo Chavez, que comandou o país por 14 anos – e tinha um posicionamento contrário ao país norte-americano. 

“Sempre foram relações muito tensionadas, pelos posicionamentos do Hugo Chavez, mas principalmente pela aproximação que a Venezuela faz, já no governo de Nicolás Maduro com a Rússia, com o Irã e com a China, são adversários geopolíticos dos Estados Unidos”, disse o especialista. 

Apesar de parecer querer ‘demonstrar poder’, Trump não deve apostar em uma invasão bélica contra a Venezuela. Isso porque, por ser parceira de ‘oponentes’ americanos, os Estados Unidos não podem garantir que a Rússia e a China ‘aceitaram a ingerência, uma invasão’, segundo a explicação de Uebel.

Fonte: Band.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo