Novembro Azul: É preciso tocar nesse assunto!

Como parte da Campanha do novembro Azul, o Laboratório ELAB está realizando mais um ano de incentivo aos cuidados com a saúde do homem, realizando exames PSA (Antígeno Prostático Específico), de forma gratuita.
O PORTAL ALERTA esteve com Caio Anjos, um dos representantes da Rede de Laboratórios, para entender um pouco mais sobre a campanha, bem como quebrar barreiras relacionadas ao exame.
Segundo Caio, é perceptível no dia-a-dia das Unidades, que o homem tem buscado o cuidado próprio muito menos que as mulheres e crianças, talvez por um preconceito formado, e que precisa ser quebrado. Muitos ainda não conhecem o exame PSA, que também auxilia na detecção do Câncer de próstata, e que não tem relação com o exame do toque retal. No laboratório ELAB por exemplo, só é realizado o PSA, que nada mais é que uma coleta de sangue. Através do PSA, é possível identificar alguma alteração ou não na próstata, e em casos positivos, se faz a indicação ao Urologista. Para Caio, exames como estes auxiliam bastante na probabilidade de cura, caso haja uma detecção precoce.
A indicação para a realização do Exame PSA é de 40 anos para quem tem histórico familiar de câncer de próstata, e 45 anos para quem não tem histórico familiar. O paciente deverá se dirigir a uma das Unidades do Laboratório, tendo como principal requisito ficar dois dias sem: relação sexual, andar de moto, bicicleta e cavalo.
Durante a realização da Campanha, o Laboratório ELAB irá realizar o Exame PSA de forma gratuita, porém pede que os pacientes levem 2Kg de Alimento, para que sejam distribuídos em comunidades carentes da região.
Redação: Portal Alerta



