Após envio à CCJ, Hugo diz que debate sobre fim da escala 6×1 é “inadiável”

Hugo Motta afirma que debate é inevitável e aguarda definição de relator na CCJ para avançar com a proposta
Antes da sessão desta segunda-feira (9), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a discussão sobre o fim da escala 6×1 não pode mais ser adiada.

Segundo o presidente da Câmara, com a “consciência de um avanço tecnológico, um avanço cultural, que temos hoje como ferramenta de trabalho a discussão sobre redução de jornada se tornou inadiável”.
Hugo afirmou que o projeto ainda não teve um relator definido nem na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) ou na comissão especial para analisar a matéria.
De acordo com o presidente da Câmara, o relator só será definido após a eleição do presidente da CCJ, que deve ocorrer ainda nessa semana.
Mais cedo, nesta segunda-feira, Hugo enviou a proposta de fim da escala 6×1 para o colegiado.
Hugo anunciou que irá juntar as PECs (proposta de emenda à Constituição) apresentadas pela deputada Érika Hilton (PSOL-SP) e pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). Após a análise de admissibilidade na CCJ, o texto será votado por uma comissão especial, antes de poder ser levado ao plenário da Casa.
O fim da escala 6×1 é uma das principais bandeiras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para as eleições de 2026.
Na abertura do ano legislativo, em 2 de fevereiro, o Palácio do Planalto definiu a proposta como uma das prioridades do governo no Congresso Nacional.
Fonte: CNN



