Seja Você Também Um Político! Por Leoman Moitinho

Aí logo de cara você vai dizer: Deus me livre! Todo político é corrupto! Política é sinônimo de corrupção! Eu nunca vou me envolver na política!

O pior é constatar que ainda estão conseguindo nos enganar!

Quem?

Os senhores coronéis, donos de terras e propriedades. Isto mesmo! Como assim?

Vou lhe explicar de uma maneira bem fácil.

Quando criança, você já deve ter ouvido falar que: “BEBER LEITE APÓS CHUPAR MANGA MATA!” E pode acreditar, muitas pessoas morreram crendo neste mito. Mas como esta mentira foi criada e para quê?

O mito surgiu durante a época da escravidão no Brasil. Os escravos, como passavam o dia inteiro na lavoura, sentiam muita fome e, com a chegada do período de mangueiras fartas de mangas nas grandes fazendas, roubavam a fruta. Já durante o dia, os senhores de engenho distribuíam leite em pequena quantidade, devido ao alto valor financeiro. Para evitar que os escravos consumissem mais mangas, eles inventaram que beber leite e comer manga fazia mal, tendo como objetivo diminuir o consumo. Era uma maneira de dominar os escravos. Interessava aos senhores de engenho, manter os negros afastados das preciosas mangas.

Mas o que isto tem a ver com a política?

De certa forma, os senhores de engenho evoluíram, muitas famílias ricas e poderosas na política, atualmente, descendem em vários estados, principalmente no Nordeste, daqueles senhores de engenho do passado, que mantinham os escravos afastados do seu bem precioso. E continuam fazendo isto até hoje.

Só que no lugar de mangas, o bem mais precioso atualmente, são os cargos políticos, o poder político de controlar nossas vidas, nosso futuro, nosso destino.

Os escravos, não são mais apenas os negros. VOCÊ se tornou um deles. Todos nós, na verdade.

A quem interessa fazer VOCÊ acreditar que “todo político é corrupto!”? De onde vem esta mensagem subliminar de que “política é coisa de quem não presta!”? Pense bem! Não lhe soa parecido com o mito da manga com leite?

São os mesmos coronéis!

Temos como agravante o fato de que não se discute ética nas escolas. Discute-se liberdade de gêneros só não discutimos liberdade de expressão. Estão tirando seu foco.  Que discutamos tudo!

Esta negligência em ensinar nossas crianças a debater, questionar, não se contentar com migalhas, não se acomodar em apenas ver a política sendo feita, sem que se possa participar dela, trouxe para nós, brasileiros, um sentimento de impotência diante daqueles que, estando no poder, não aceitam compartilhar as glórias e os benefícios que só eles e os membros de sua família podem ter direito.

Estarem no alto. No topo. Terem de tudo.

E continuam dizendo: “Não queira saber de política, política é suja!”

Você pode continuar acreditando que beber leite e chupar manga pode matar, assim como pode continuar acreditando que “político não presta”, que “quando alguém quer ser político já está mal intencionado, já quer roubar” ou pode ensinar a seus filhos, dando o próprio exemplo, se arriscando a morrer, chupando uma deliciosa manga e tomando a seguir um copo de leite, para mostrar que não faz mal e em seguida, conversar com eles sobre este texto, sobre como você foi enganado todo este tempo e que, há pessoas mal intencionadas que não querem que você desfrute de algo maravilhoso: O poder de ser dono de seu próprio destino.

Desfrute da política! Ela tem um sabor maravilhoso!

 

Leoman Alves Moitinho

Bacharelando em Administração Pública pela UNIVASF

 Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Referências:

http://www.gazetadopovo.com.br/caderno-g/o-mito-do-brasil-corrupto-245hjbup4ivp5drdt60osu5hq   – acessado em 30/01/2018 às 22h

https://cientificojornalismo.wordpress.com/2013/01/30/sobre-manga-com-leite/ acessado em 30/01/2018 às 22h

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo