Empregados da Embasa deflagram greve de 72 horas; Ribeira do Pombal adere

Empregados da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), deflagraram nesta terça-feira (03/07), uma greve de 72 horas, após decisão tomada em assembleias realizadas na manhã de 26 de junho em Salvador e nas 13 unidades regionais do interior.
O Escritório Local de Ribeira do Pombal/BA não vai realizar atendimento ao público durante este período. Entretanto, os serviços de fornecimento e vazamentos de água seguem sendo feitos normalmente pela empresa Emissão, terceirizada vencedora da licitação de Redes e Ramais da Unidade Regional de Alagoinhas (UNA).
O Sindae-BA (Sindicato dos Trabalhadores de Água e Esgoto) enviou representantes às sedes da Embasa, inclusive Ribeira do Pombal, com o objetivo de garantir a realização da greve.
A categoria pede reajuste salarial para 3%, prevendo ainda a aplicação de R$ 100,00 para todos (as) na tabela salarial, reajuste em alguns benefícios, implantação de três cláusulas novas e manutenção do plano de saúde tal como está, mas criando uma comissão paritária para estudar uma alternativa num prazo de 180 dias.
Já a presidência da Embasa oferece a aplicação do INPC (1,69%) nos salários e demais benefícios, sem discussão e inclusão de cláusulas novas, mas com implantação da coparticipação no plano de saúde, onde o trabalhador paga um valor básico mensal e, sobre este valor, é acrescida uma porcentagem sobre todo serviço de saúde utilizado durante o mês, seja consulta, ou exames diversos.
Uma nova assembleia ficou marcada para a próxima sexta-feira (06/07), às 09h00, em Salvador e nas 13 unidades regionais. Se durante a greve a empresa apresentar uma nova proposta, a diretoria do Sindicato poderá convocar uma assembleia imediatamente para avaliar e deliberar sobre ela.
Fonte: Rádio Povo