Governo Municipal justifica números que colocam Ribeira do Pombal-BA na última colocação no combate à paralisia infantil no Brasil

Na última quarta-feira, 04, um dado publicado pelo Ministério da Saúde, deixou moradores de Ribeira do Pombal-BA bastante preocupados. De acordo com a divulgação, o município em questão ocupa a última colocação no que se diz respeito à vacinação contra a paralisia infantil (Poliomielite).
Assim que a notícia foi publicada em diversos meios de comunicação, a Secretaria de Saúde do município procurou explicar o que seria um mal-entendido, já que de acordo com informações, até então não oficiais, o problema não tinha sido na aplicação das vacinas, mas sim na inserção dos dados no Sistema do Ministério da Saúde.
Já na manhã desta quinta-feira, 05, a Secretária Municipal de Saúde, Lakcelma Costa da Silva, divulgou uma Nota de Utilidade Pública, justificando o fato. Confira a nota na íntegra:
NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA
A Secretaria Municipal de Saúde vem, por meio deste, esclarecer para a população de Ribeira do pombal que a informação veiculada sobre a baixa cobertura da vacina contra a poliomielite ocorreu em virtude de falha na transmissão do sistema de informações. Portanto, não se trata de falha na cobertura de vacinação da população, a qual se encontra devidamente vacinada, mas tão somente de falha na alimentação do sistema de informações, o qual não estava refletindo a realidade dos fatos.
Esclarecemos, ainda, que já providenciamos a devida regularização/ atualização dos dados junto ao Programa Nacional de Imunização, o qual passa a conter os dados reais da vacinação.
Por fim, informamos que o Município oferta vacinação em todas as suas Unidades Básicas de Saúde, as quais se colocam à disposição para dirimir qualquer dúvida sobre a regularidade da vacinação.
Renovamos votos de respeito e distinta consideração, ao tempo em que nos colocamos à disposição.
Lakcelma Costa da Silva
Secretária Municipal de Saúde
O Prefeito Municipal, Ricardo Maia, que se encontra em viagem oficial em Brasília (DF), divulgou um vídeo em suas redes sociais, no qual chancela a nota publicada pela secretária de saúde, além de afirmar que solicitará à Secretaria Estadual de Saúde, que os dados sejam devidamente atualizados. Confira:
Curta nossa página no facebook, e continue atualizado sobre tudo o que acontece em sua cidade!
Baixe o nosso aplicativo, e fique de olho na notícia!
Redação: Portal Alerta