Perigo: Resíduos tóxicos de Mineração são encontrados na zona rural de Araci-BA

A empresa DoceGel – Rio Doce Geologia e Mineração ficou instalada no município de Araci-BA entre os anos 1980 e 1990. Sua função era o desenvolvimento de pesquisas minerais para a, então, Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), instalada em Teofilândia-BA.

O site A Voz do Campo foi procurado por ex-funcionários da DoceGerl e recebeu imagens de um resíduo tóxico de descarte que pode ser associado a ela na zona rural do município de Araci. Segundo os profissionais, o artefato chama-se “cadinho”. Feito de cerâmica à base de zirconita, o “cadinho” servia para análises de metais nobres, nos quais seu principal reagente era o Chumbo (metal pesado e altamente tóxico).

Esses ‘cadinhos’ são todos contaminados com chumbo e estão sendo encontrados na zona rural de Araci. É um perigo para o meio ambiente e para a saúde de todos. Já vimos até crianças brincando com isso (…)”, disse um ex-funcionário.

O site A Voz do Campo pesquisou e identificou que estes resíduos deveriam ter sido descartados com apoio de empresa especializada e em local próprio. “Ouvíamos que os ‘cadinhos’ eram descartados no meio do mato, mas só agora estamos vendo isso na prática. Pedimos às famílias que tenham atenção. Não deixem que crianças brinquem com isso”, finalizou.

O descarte de material de uso na prática mineradora, com contaminação química, deve ser sempre realizado em local apropriado. O manejo não especializado destes artefatos pela população, bem como seu descarte no Meio Ambiente, representam um crime contra a saúde e a natureza. A reportagem não conseguiu contato com a DoceGel – Rio Doce Geologia e Mineração.

Fonte: A Voz do Campo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo