Morre em Blumenau (SC) o artista plástico e bailarino pombalense, Pedro Dantas Riso

Autor de esculturas dispostas na praça do Teatro Carlos Gomes tinha 77 anos
Morreu nesta terça-feira, 29, às 19h30, em Blumenau o artista plástico e bailarino Pedro Dantas. Ele tinha 77 anos e sofria de complicações pulmonares. Um dos artistas mais conhecidos da cidade, ele é o autor das esculturas dispostas na praça do Teatro Carlos Gomes.
Dentre as obras mais conhecidos da carreira como escultor estão: Carlos Gomes e o Índio Guarani. Em 2011, Dantas foi nomeado Comendador da Dança e recebeu a Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa pelos serviços prestados à cultura do estado.
O velório de Pedro Dantas estava marcado para 10h no Cemitério e Crematório São José, com cerimônia de despedida às 17h na Capela Frei Fulgêncio, também no São José.
Carreira
Pedro Dantas Riso nasceu em Mirandela, interior da Bahia, em 1941, na época território de Ribeira do Pombal. A referência familiar na cidade, recai sobre Sarbélio Dantas ,seu irmão. Ele aprendeu a esculpir com os avós, fazendo os presépios de Natal da família em argila.
Ainda criança, Dantas mudou-se para São Paulo, onde conheceu uma vizinha, professora de balé. Foi ela quem abriu o caminho da dança para o menino.
Com o passar dos anos, a carreira de bailarino deslanchou. Estudou na Escola do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Viveu 20 anos na Europa e trabalhou na Itália, Grécia e Alemanha. Dançou em mais de 100 países diferentes.
No fim da década de 1970, a convite do presidente da Companhia Hering, Ingo Hering, Dantas volta ao Brasil para dirigir a Escola de Ballet do Teatro Carlos Gomes, em Blumenau. Também lecionou em Joinville e participou da criação do Festival de Dança. Encerrou a carreira aos 58 anos, com uma apresentação no festival.
Escultura
As artes plásticas se transformaram em sua principal atividade a partir de então. Desenvolvia obras em bronze, resina e outros materiais. Nelas, bailarinos eram um tema frequente. Obras do artista estão espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.
Em Blumenau, o conjunto de bailarinos e as esculturas de Guarani e do maestro Carlos Gomes estão entre as mais populares.
Fonte: Gazeta do Mel
Com informações: O Blumenauense