SiSU 2020: Notas de corte dos principais cursos da UFBA apresentam queda

Principal instituição pública de ensino superior do norte e nordeste, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) sempre esteve nas cabeças das listas das faculdades mais concorridas, entre as disponíveis por meio do Sistema de Seleção Unificado (SiSU), que permite a utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para o ingresso no ensino superior.
Porém, ao contrário da última edição, em que as notas necessárias para ingressar via primeira chamada nos principais cursos da universidade aumentaram, neste ano as pontuações necessárias para ingressar nos principais cursos oferecidos apresentaram uma queda.
Medicina, um dos cursos mais concorridos, não apenas da UFBA, mas em todo o país, apresentou uma queda de 16,39 pontos, caindo de 789,46 no semestre 2019.1 para 773.07 no semestre 2020.1, na modalidade de ampla concorrência. Outro curso extremamente procurado, Direito, em turno integral, apresentou queda de 749,52 para 728,92, também em ampla concorrência.
Uma das poucas exceções foi o curso de Ciência da Computação. No ano passado, para ingressar o curso na modalidade de ampla concorrência na primeira chamada foi necessária a nota de 725,72 pontos. Já em 2020.1, a nota necessária para o ingresso no bacharelado foi de 731,4 pontos.
Penildon Silva Filho, pró-reitor de ensino de graduação da UFBA, afirmou que “existem diversas variáveis envolvidas nas mudanças de notas, e que não necessariamente significa uma tendência de queda ao longo do tempo”. Além disso, o pró-reitor também destacou que a diminuição das notas de corte “poderia ser um indicativo de um ENEM mais complexo.
Fonte: Varela Notícias



