Após reunião, índios decidem liberar as principais vias de acesso ao município de Banzaê-BA

Desde a última sexta-feira (25), índios Kiriris decidiram bloquear as principais vias de acesso á sede do município de Banzaê-BA, sendo elas: BA 388 (Aldeia Marcação), estrada que dar acesso a Aldeia Mirandela, e Estrada que dar acesso a Aldeia Pau Ferro.
A principal reivindicação seria a prisão de um condutor de uma motocicleta que teria atropelado o Conselheiro Indígena José Francisco dos Santos, 84 anos, acarretando na morte da vítima. No decorrer dos dias, a pauta de reivindicações aumentou, e os índios passaram a fazer outras exigências para o desbloqueio das vias. Relembre
Já na tarde da última segunda-feira (28), uma reunião realizada entre os representantes indígenas, com representantes dos Governos Municipal, estadual e federal, entre eles: a prefeita de Banzaê-BA, Jailma Dantas; o Maj PM José Luís, comandante da 21ª Companhia da Polícia Militar da Bahia; o Sub Ten PM Rocha, comandante do 2º Pelotão da Polícia Militar (Ribeira do Pombal e Banzaê); além de um representante da FUNAI; chegou a um acordo, e os indígenas decidiram desobstruir as referidas vias, o que já pôde ser visto na manhã desta terça-feira (29).
Além disso, há relatos que apontam que o condutor do veículo envolvido no acidente que acarretou na morte do índio, se apresentou na Delegacia de Polícia Civil em Euclides da Cunha-BA, não sendo divulgados detalhes a respeito do andamento do inquérito.
Redação: Portal Alerta
#fiqueemcasa
#usemascaras



