Presidente da Ucrânia usa Telegram e convida Putin para sentar e negociar paz

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, convidou nesta sexta-feira (25) o líder da Rússia, Vladimir Putin, para uma conversa. O intuito, segundo ele, é negociar a paz e interromper a ofensiva russa no país.
O convite de Zelensky foi feito por meio de vídeo divulgado no canal de Telegram do presidente.
“Eu quero apelar novamente ao presidente da Federação Russa. Vamos sentar e negociar para acabar com as mortes dessas pessoas”, declarou.

A proposta acontece um dia depois de a Rússia iniciar a invasão e os bombardeios em território ucraniano. Na ocasião, Zelensky garantiu que o país havia rompido relações diplomáticas com o rival.
“Essa manhã entrou para a história, mas uma história absolutamente diferente para nosso país e para a Rússia. Nós rompemos relações diplomáticas com a Rússia”, anunciou na ocasião.
O novo posicionamento do líder ucraniano vai ao encontro do que já havia sinalizado o governo russo. Já na quinta, o ministro do Exterior do país, Sergei Lavrov, comunicou que Putin estava disposto a abrir negociações com a Ucrânia em qualquer momento, desde que as forças militares adversárias “parassem de resistir”.
“Estamos prontos para negociações. Em qualquer momento, assim que as forças armadas da Ucrânia responderem ao chamado de nosso presidente, pararem de resistir e abandonarem suas armas. Ninguém vai atacá-los, ninguém vai reprimi-los, e que eles voltem para suas famílias”, disse.
Assessor acusa Rússia de tentar matar presidente ucraniano
Apesar da oferta de paz, um assessor do gabinete da presidência da Ucrânia afirmou que um dos objetivos das operações militares russas é matar Zelensky.
“O cenário básico da operação especial da Rússia é claro. O único objetivo – tomar Kiev e matar as autoridades da Ucrânia, o presidente Zelensky pessoalmente”, declarou Mykhailo Podolyak, nesta sexta-feira, sem dar maiores detalhes.
Fonte: Yahoo Notícias