Homem joga caminhão contra embaixada da Rússia em Dublin

Um homem foi preso em Dublin, capital da Irlanda, nesta segunda-feira (7) após usar um caminhão para bater nos portões da embaixada da Rússia.

Um vídeo postado nas redes sociais mostra o momento em que o suspeito dá uma ré com o veículo e abre os portões em meio a um protesto contra a invasão na Ucrânia.

O motorista, que vestia uma camisa preta com uma pomba branca, disse que fez isso pelo povo da Ucrânia e que está revoltado com as cenas de uma família que foi morta em Irpin na noite passada.

De acordo com a polícia, o homem foi detido no local e encaminhado para a delegacia de Rathfarnham Garda para ser ouvido durante a investigação do incidente.

Nikita Isakin, assessor de imprensa da Embaixada da Rússia, disse que o incidente é de extrema preocupação e pediu mais segurança por parte da polícia irlandesa.

“A Embaixada condena veementemente este ato criminoso de insanidade dirigido contra missão diplomática pacífica. A Embaixada vê este incidente como uma violação clara e flagrante do Artigo 22 da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas”, declarou Nikita.

Segundo ele, a embaixada está em contato com o Departamento de Relações Exteriores da Irlanda para que as autoridades tomem medidas abrangentes para garantir a segurança de seus funcionários e familiares.

Protesto na Rússia

Além das manifestações registradas em toda a Europa, os russos também foram às ruas para questionar as ações do presidente Vladimir Putin.

Como os protestos contra a invasão estão proibidos na Rússia, mais de 5 mil pessoas foram presas somente nesse domingo em todo o país.

Vários ativistas publicaram imagens nas redes sociais que mostram detenções brutais, com agressões.

Para silenciar as críticas, as autoridades russas aprovaram na última sexta-feira uma nova lei que reprime “informações falsas” sobre as atividades do exército russo na Ucrânia. De acordo com o texto, as penas variam de multa a 15 anos de prisão.

Fonte: Yahoo Notícias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo