Rússia propõe novo cessar-fogo temporário em Kiev e mais 4 cidades

A Rússia propôs um novo cessar-fogo temporário a partir das 10h, horário de Moscou (4h em Brasília), desta quarta-feira (9), em Kiev e mais quatro cidades.

Segundo a agência de notícias russa Tass, o governo estaria pronto para fornecer corredores humanitários para evacuação de civis.

A pausa no conflito acontecerá, segundo comunicado, nas cidades de:

  • Kiev
  • Chernihiv
  • Sumy
  • Kharkiv
  • Mariupol

Segundo a CNN Internacional, o lado russo propõe que Kiev notifique os representantes das embaixadas de estados estrangeiros e organizações internacionais localizadas no território da Ucrânia sobre o cessar-fogo para providenciar corredores humanitários até as 3h de Moscou.

Para a criação dos corredores humanitários, é preciso que a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, aprove o acordo.

Ucrânia acusa Rússia de impedir evacuações

O governo ucraniano vem denunciando violações da Rússia mesmo nos chamados corredores humanitários.

A Rússia já havia declarado um cessar-fogo nesta terça-feira (8) para cinco cidades ucranianas, incluindo Kiev, Chernihiv, Sumy, Kharkiv e Mariupol. Na noite de segunda-feira (7), porém, Sumy foi bombardeada pelos russos, deixando ao menos 21 mortos.

Em Kiev, relatos dão conta de que a operação de trens na capital funcionou nesta terça-feira com trens saindo e chegando. Os que partem estão lotados, e os que chegam estão praticamente vazios.

Segundo o jornal New York Times, o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky alegou que o fracasso em abrir corredores humanitários para evacuar milhares de pessoas foi uma tragédia agravada pelo fato de o país não ter armas para se proteger de uma enxurrada de mísseis e bombardeios aéreos.

“A culpa por cada morte de cada pessoa na Ucrânia por ataques aéreos e em cidades bloqueadas [devido aos corredores humanitários] é do Estado russo, dos militares russos”, disse ele.

Fonte: Yahoo Notícias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo