Rússia e Ucrânia: Negociações serão retomadas nesta quarta (16)

As negociações entre a Rússia e Ucrânia que aconteceram durante esta terça-feira (15) foram encerradas por enquanto. Segundo o negociador ucraniano, Mykhailo Podoliak, a conversa será retomada nesta quarta-feira (16).
“Continuaremos amanhã. Um processo de negociação muito difícil e viscoso. Existem contradições fundamentais. Mas certamente há espaço para concessões. Durante o intervalo, o trabalho em subgrupos será continuado”, escreveu ele no Twitter.

A negociação encerrada nesta terça faz parte da quarta rodada de diálogo entre os dois lados para tentar acabar com a guerra na Ucrânia. Na semana passada, a terceira rodada de negociações teve troca de acusações recíprocas.
A Rússia alegou um cessar-fogo para abrir os corredores humanitários para a fuga de civis em Kiev, Khariv, Mariupol e Sumy. Mas, a Ucrânia contestou que a população civil só possa deixar o país se seguissem por Belarus ou a própria Rússia.
Presidente da Ucrânia cede a Rússia sobre Otan
Mais cedo, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky declarou que seu país pode buscar um acordo em que não ingresse como membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Zelensky disse que, mesmo com a aliança de portas abertas, a Ucrânia não pode se tornar um de seus membros.
A não integração da Ucrânia à Otan é uma das exigências russas, além da desmilitarização do país. Neste segundo ponto, a administração ucraniana não parece querer ceder.
Até agora, essa foi uma das declarações mais importantes sobre o tema. Kiev já havia sinalizado que poderia aceitar a neutralidade em relação a alianças militares, de forma contrária ao que afirma a Constituição do país, que coloca a adesão à Otan como meta.
Fonte: Yahoo Notícias