Alexandre de Moraes revoga bloqueio do Telegram no Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou neste domingo (20) o bloqueio do aplicativo Telegram no Brasil, depois que a plataforma cumpriu as determinações exigidas.
Moraes havia decretado na quinta-feira (17), a pedido da Polícia Federal, que plataformas e provedores de internet bloqueassem a ferramenta. A postura tinha sido motivada pelo descumprimento de ordens judiciais feitas à empresa.
Essa decisão se tornou pública na sexta-feira (18), e, no sábado (19), Moraes ordenou que o Telegram cumprisse uma lista de decisões judiciais pendentes em até 24 horas, como a exclusão de perfis bolsonaristas ligados à disseminação de notícias falsas.
O prazo determinado terminou às 16h44 deste domingo. O bloqueio efetivo da plataforma estava estipulado para começar nesta segunda-feira (21).
Por causa das eleições deste ano, a ferramenta tem sido vista com preocupação devido à disseminação de fake news e sua falta de controle. Desse modo, a plataforma se tornou alvo de debate no Congresso e no TSE.
O Telegram é muito usado pela militância bolsonarista; o canal do presidente no aplicativo conta com 1 milhão de inscritos.
Fonte: Yahoo Notícias