Após manifestações, governo volta atrás e anuncia desbloqueio dos recursos das universidades federais

Anúncio foi feito por ministro da Educação em vídeo publicado nesta sexta-feira (7) nas redes sociais

Após a repercussão negativa, o governo federal decidiu suspender o decreto que determina o bloqueio de recursos para as universidades e institutos federais. De acordo com um vídeo publicado nesta sexta-feira (7) pelo ministro da Educação, Victor Godoy, o valor de R$ 328,5 milhões bilhões será novamente liberado às instituições.

“O limite de empenho será liberado para universidades federais, institutos federais e para a Capes. Temos uma gama muito grande de instituições, conversei com o ministro Guedes e ele foi sensível e nós vamos facilitar a vida de todo mundo. Eu já tinha dito que não haveria impacto para as universidades e para os institutos, porque trataríamos caso a caso, e agora estamos fazendo uma liberação para todo mundo para facilitar e agilizar a vida de todo mundo” afirmou Godoy, no vídeo.

A nova decisão aconteceu após uma manifestação que reuniu estudantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) nesta quinta-feira (6), em Salvador, em frente à reitoria da instituição. O ato foi organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufba, e fez parte do movimento divulgado pela União Nacional dos Estudantes (UNE), nomeado como “Não ao Confisco do Orçamento da Educação”, em prol da defesa das instituições públicas de ensino.

Em entrevista a Mário Kértesz na Rádio Metropole nesta sexta, o reitor da Ufba, Paulo Miguez, elogiou o ato. “[Os estudantes] reagiram imediatamente. Foi com imensa satisfação que assistimos ontem, no palácio da reitoria, uma manifestação de estudantes, acompanhada de professores e técnicos, ou seja, da comunidade que, com muita rapidez e cuidado com a universidade, reunida, manifestou a sua posição de enfrentamento de mais este absurdo, de defesa da universidade”, congratulou.

Fonte: Metro

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo