Definidos primeiros confrontos das oitavas na Copa do Mundo 2022

Acabou a Copa do Mundo para os anfitriões. O Catar saiu do Mundial sem vencer uma disputa sequer e marcando apenas um gol. Foi a pior campanha de um anfitrião em Copas. Por outro lado, a Holanda fez o que era esperado e conseguiu a classificação em primeiro lugar da chave.
O adversário será definido às 16h, durante as partidas entre Inglaterra x País de Gales e Irã x Estados Unidos. O Grupo B está enrolado e há chances de qualquer uma das seleções ficar em segundo lugar, dependendo de combinações de resultados.
O JOGO
Memphis e Gakpo deram trabalho para a defesa do Catar. Com 30 segundos de jogo, Van Dijk lançou para Memphis. A bola chegou com muita força e o atacante não conseguiu alcançar.
Os catarianos preferiram não arriscar e pouco se lançaram ao ataque. Ficaram se defendendo o tempo todo em uma linha de cinco e outra de quatro. Pouco arriscaram sair jogando e quando tentavam, logo perdiam a bola e voltavam para armar a defesa rapidamente.

Aos 25 minutos, Gakpo recebeu na intermediária, tabelou com Klassen e, quando a bola voltou, o atacante bateu de primeira no lado direito do goleiro Barsham, estufando a rede. Foi o terceiro gol do camisa 8 na Copa do Mundo.
O Catar chegou a incomodar um pouco os holandeses, que recuaram para segurar as infiltrações dos meias rivais na parte final da primeira etapa.
Na volta do intervalo, os holandeses precisaram de apenas três minutos para marcar o segundo gol. Memphis recebeu lançamento dentro da área, chutou em direção ao gol e viu o goleiro Barsham defender o forte chute. De Jong aproveitou o rebote para se jogar na bola e empurrar para o fundo do gol.
Aos 22, Berghuis marcou o que seria o terceiro gol holandês, mas foi anulado por conta de um toque de mão de Gakpo.
Os holandeses ficaram administrando o resultado e os cataris não conseguiram assustar o goleiro Noppert. A partida terminou em 2×0 e garantiu a classificação da Holanda para as oitavas de final.
Senegal vence Equador, e se classifica às oitavas de final

Com esse resultado no grupo A, Equador e Catar se despedem da Copa do Mundo
Senegal avançou às oitavas de final da Copa do Mundo, nesta terça-feira (29), ao superar o Equador por 2 a 1, e garantiu o segundo lugar do Grupo A, atrás da líder Holanda. Do lado de Senegal, Ismaila Sarr, de pênalti, e Koulibaly fizeram os gols. Já Moisés Caicedo marcou para os equatorianos.
No primeiro tempo, o Equador não criou muitas chances de gol, enquanto Senegal dominou e atacou pelos dois lados. Sendo assim, aos 43 minutos, Sarr abre o placar em cobrança de pênalti, após ser derrubado na área por Hincapié.
Já na segunda etapa, foi a vez da seleção em desvantagem deixar tudo igual aos 22 minutos em um escanteio, com Moisés Caicedo.
Mas a alegria dos sul-americanos durou pouco. Senegal prontamente reagiu, e com apenas 2 minutos e meio do tento adversário, o zagueiro Koulibaly se transformou em um centroavante e virou o jogo, que rendeu a classificação às oitavas.
Inglaterra vence País de Gales, e enfrentará Senegal nas oitavas da Copa

Seleção inglesa dominou e garantiu a classificação como líder do Grupo B, País de Gales está eliminado
A Inglaterra goleou o País de Gales por 3 a 0, nesta terça-feira (29), no estádio Ahmed Bin Ali, e assegurou a vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo 2022 em primeiro lugar no Grupo B. Os gols foram marcados por Rashford, duas vezes, e Foden.
Após um primeiro tempo morno, a Inglaterra dominou na segunda etapa. Com apenas 5 minutos, o meia Phil Foden sofreu falta na entrada da área, o atacante Marcus Rashford foi para a cobrança e anotou o primeiro gol.
Um minuto e meio depois, foi a vez de Foden receber assistência de Harry Kane e anotar o segundo para a Inglaterra. Não satisfeito, quem abriu também fechou o placar, Rashford marcou o terceiro gol aos 23 minutos.
Enquanto o País de Gales, com apenas um ponto, está eliminado, a Inglaterra avançou às oitavas com sete, e encontrará a seleção de Senegal, segundo colocado do Grupo A. Os africanos venceram o Equador por 2 a 1.
EUA dominam Irã nos dois tempos e estão nas oitavas da Copa do Catar

Com a vitória, os americanos terminaram na segunda colocação do Grupo B. Na próxima fase, eles enfrentam a seleção holandesa
Em um duelo entre rivais políticos históricos, os EUA bateram o Irã por 1 a 0, no estádio Al Thumama, em Doha, no Catar. Com o resultado, os americanos avançaram às oitavas de final, como os segundos colocados do Grupo B.
A viória contra a equipe do Oriente Médio veio após dois empates em 0 a 0, contra o País de Gales e a Inglaterra. Com cinco pontos na tabela, os EUA ficaram atrás dos ingleses, que chegaram a sete, após uma boa vitória sobre os galeses.
O jogo
Nos primeiros minutos da partida, os EUA tomaram a iniciativa das ações, quando mantiveram a posse de bola no campo ofensivo. Por sua vez, o Irã, recuado, encontrava dificuldades em sair para o jogo.
Sendo assim, a primeira boa oportunidade ficou por conta da seleção americana. Musah achou Pulisic na área, que cabeceou para a defesa tranquila de Beiranvand. Seis minutos depois, nova chegada dos EUA. O lateral Dest cruzou forte próximo à meta adversária, mas a bola acabou interceptada pelo goleiro iraniano.
Aos 27, Sargent recebeu um bom passe de Pulisic e soltou a bomba. A bola explodiu na zaga e sobrou no alto para Weah. O atacante tentou de cabeça e jogou nas mãos de Beiranvand.
Tanta pressão deu resultado. Dest recebeu lançamento na direita e cabeceou firme para o meio da área, onde encontrou Pulisic. Após ter aberto o placar, o camisa 10 americano acabou no chão e teve que receber atendimento médico. No entanto, conseguiu retornar para finalizar a primeira etapa em campo.
Em um dos últimos lances antes do intervalo, Weah se adiantou à linha de defesa do Irã e carregou a bola em velocidade, para ficar cara a cara com Beiranvand. De bico, ele estufou a rede. No entanto, a arbitragem viu impedimento no lance, e o gol foi anulado.
Segundo tempo
Na volta ao campo, o autor do gol dos EUA, Pulisic, não conseguiu continuar no jogo e foi substituído por Aaronson. Os iranianos também aproveitaram para mexer no time, com a entrada de Ghoddos no lugar de Azmoun.
Apesar de a seleção americana ter continuado a ditar o ritmo da partida, foram os iranianos que tiveram a primeira boa oportunidade do segundo tempo. Na grande área dos adversários, Gholizadeh cruzou para o meio. Taremi tentou de carrinho, mas falhou. A bola sobrou para Ghoddos, que chutou forte sobre a meta de Turner.
https://player.r7.com/video/i/63852c7043527ffc24000013 Na metade da etapa final, os técnicos começaram as substituições. Gregg Berhalter, na tentativa de fechar o time e manter o resultado. Carlos Queiroz, em busca de injetar alguma criatividade no setor ofensivo do Irã, que até jogava melhor que no primeiro tempo, mas sem oferecer perigo ao oponente.
Ainda assim, a Seleção Melli (Time do Povo, em persa) quase chegou ao empate em bola parada. Após uma levantada na área dos EUA, o zagueiro Pouraliganji mergulhou de cabeça. A bola passou raspando na trave da meta americana.
Nos momentos finais da partida, os iranianos pediram pênalti de Carter-Vickers em Taremi, mas a arbitragem não viu nada de mais no lance.
E ficou por isto mesmo: EUA, classificado para a próxima fase, 1; Irã, eliminado, 0.
Próximos jogos
Classificados às oitavas como os segundos colocados do Grupo B, os EUA terão pela frente a Holanda, que apresentou a melhor campanha do grupo A. O jogo acontece no próximo sábado (3), às 12h (de Brasília), no estádio Internacional Khalifa.
Já a Inglaterra, a primeira colocada da chave, com sete pontos, enfrenta o Senegal no domingo (4), às 16h, em partida no estádio Al Bayt, na cidade catari de Al Khor.
Fonte: Band e R7