Dez municípios contribuíram para a redução em 35% no número de homicídios na região. Confira!

Como já é tradição, o PORTAL ALERTA divulga dados e números importantes sobre homicídios ocorridos no ano anterior, em cidades da região.

Em 2022 foram avaliados dados de 14 cidades, são elas: Adustina, Araci, Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Euclides da Cunha, Fátima, Heliópolis, Jeremoabo, Nova Soure, Paripiranga, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, e Tucano. Vale ressaltar que os dados foram extraídos de matérias jornalísticas veiculadas por este canal de notícias.

Homicídios em Números Gerais

Das 14 cidades avaliadas, o destaque ficou para a redução no número de pessoas assassinadas, e sobretudo ao município de Banzaê, tendo em vista que foi a única cidade sem registro de crime desta natureza. Já no outro extremo, ficou Jeremoabo, que teve o maior número de homicídios, registrando 12 do total de 61, equivalendo a 20% dos crimes de toda a região. Sem registrar nenhum homicídio em 2021, Paripiranga oscilou também negativamente, tendo em vista que teve o ano mais violento dos últimos tempos, com seis assassinatos. Veja a Ranking:

Homicídios para cada 100.000 habitantes

Em 2022, o PORTAL ALERTA fez uma análise proporcional, igualando a pesquisa aos números utilizados pelos órgãos de Segurança Pública, avaliando todos os municípios numa possível taxa populacional, no caso 100.000 habitantes, chegando assim a uma proporção. Este número nem sempre pode ser visto como EXATO, porém serve para fazer um comparativo entre as cidades. Neste caso, houve uma mudança no Ranking, no que se diz respeito à liderança, já que Nova Soure permaneceu como a mais violenta, agora com 37 homicídios/100.000 habitantes, seguido por Jeremoabo, Cipó e Paripiranga, respectivamente. Confira como ficou o Ranking:

Redução

Na região, houve uma redução de 35%, no número de homicídios em comparação à 2021, ou seja, 33 homicídios a menos. Araci (50%), Banzaê (100%), Cícero Dantas (25%), Cipó (33%), Euclides da Cunha (63%), Jeremoabo (14%), Nova Soure (41%), Ribeira do Amparo (67%), Ribeira do Pombal (69%), e Tucano (42%) contribuíram para este número positivo. Confira o quadro:

Aumento

Na contramão da região, apenas Adustina e Paripiranga oscilaram negativamente, já que aumentaram o número de crimes em 100%. Fátima (01), e Heliópolis (02), mantiveram o mesmo número do ano anterior (. Confira:

Características

Foram analisados outros dados em relação aos crimes na região.

Arma de fogo: Dos 61 homicídios cometidos nos 14 municípios da região, 36 foram com uso de arma de fogo, o que representa 59% dos crimes.

Vítimas: Ainda durante o estudo, o PORTAL ALERTA conseguiu fazer um levantamento por amostragem de algumas características das vítimas, sendo: 40% brancos, e 60% negros, com idade média de 35 anos.

Confira a Mancha Criminal de sua Cidade:

Adustina

Araci

Banzaê

Cícero Dantas

Cipó

Euclides da Cunha

Fátima

Heliópolis

Jeremoabo

Nova Soure

Paripiranga

Ribeira do Amparo

Ribeira do Pombal

Tucano

Redação: Portal Alerta

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo