Câmara Municipal aprova doação de área para implantação de Campus UNEB em Jeremoabo BA

A Câmara Municipal de Jeremoabo-BA, em sessão extraordinária realizada na última terça-feira (31), aprovou o Projeto de Lei 01/2023, de 23.01.2023, que autoriza o Chefe do Poder Executivo a doar imóvel a UNEB – Universidade Estadual da Bahia.

O imóvel, de 50 hectares, de propriedade do município é no local onde está instalado o CETEP (CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO SEMIÁRIDO DO NORDESTE II) terá a finalidade de implantação e Campus da UNEB no município, mantendo-se os cursos técnicos já em funcionamento na Escola.

O projeto foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes, ausentes apenas o Presidente da Casa, Kaká de Sonso (PSD) e do vereador Zé Miúdo (Republicanos) que não conseguiram conciliar agenda pra participação e estavam em viagem. Em função da ausência do Presidente a sessão foi conduzida pelo vice-presidente, vereador Sidnei Reis Macedo (Republicanos).

Da sessão, participaram as professoras Floriza Sena e Valda Aroucha, que fizeram uma apresentação do Projeto e utilizaram a tribuna livre.

Em sua fala, a professora Floriza destacou que

“Jeremoabo tem uma grande representação regional e é preciso unir poder público, instituições… todos de braços dados … para superar dificuldades que a região tem… a universidade vai permitir que todos continuem no campo, mas com dignidade… nosso compromisso é social e humano…”

Os vereadores, quase de maneira unânime, destacaram a importância da data e a alegria de ter um sonho coletivo começando a se tornar realidade.

Destaque-se ainda que em reunião especial com os vereadores, pela manhã, antes da votação, além das professoras, também participaram o Diretor do Departamento UNEB de Paulo Afonso, Vinicius; a técnica Jéssica da UNEB e o pesquisador do OPARÀ, o jeremoabense Pedro Son, que também assina esta matéria, um dos lutadores pela vinda da instituição.

O momento também é de destacar o pronto acolhimento da gestão municipal, através do Prefeito Municipal, Derisvaldo José dos Santos; Secretário de Administração, João Batista Andrade e Secretária de Educação, Alessandra, que abraçaram a ideia e permitiram que o projeto tenha segmento.

O Campus, além do funcionamento dos cursos, acolherá o centro de pesquisas OPARÀ da UNEB e terá parceria, na implantação, do COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA DO SÃO FRANCISCO.

O anúncio da aprovação e da chegada da instituição ao município foi recebida com muita alegria pela região, principalmente os quilombolas, indígenas, camponeses, agricultores rurais e juventude rural e urbana e traz esperança e um estado de ânimo gela muito positivo.

Fonte: Jeremoabo.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo