Portal Alerta agora está no Threads, a nova rede social do grupo Meta

Com o objetivo de seguir as novas tendências das redes sociais, o PORTAL ALERTA agora também está no Threads, a nova rede social do Grupo Meta.
Apenas sete horas após ser lançada, a nova rede social já tinha alcançado a marca de 10 milhões de usuários. Criada pela empresa de Mark Zuckerberg, a plataforma tem o objetivo de competir com o Twitter, com layout e funcionamento bem parecidos. A plataforma já está disponível em 100 países, mas ainda não chegou a União Europeia por questões regulatórias.
- Threads: Siga o perfil do PORTAL ALERTA
- Threads: o que é e para que serve e as funcionalidades do novo app da Meta
Qual o significado de Threads?

A rede, batizada com o nome que significa “tópicos”, em português, traz um modelo de interação por meio de textos curtos e conversas públicas. O termo ‘threads’ se popularizou no Twitter, para definir uma série de comentários — os ‘tweets’ — conectados por um fio, que se desenrolam sobre um mesmo tema. As similaridades entre as duas redes já surgem no próprio nome da plataforma, que já deixa clara a intenção de Zuckerberg.
O que é Threads?
O nome que está fazendo sucesso pertence à nova rede social desenvolvida pela Meta, empresa de tecnologia de Mark Zuckerberg, que também é dona do Facebook e Instagram. O intuito da plataforma é aproveitar o momento de queda do Twitter, sob o comando polêmico de Elon Musk.
Após diversas mudanças na plataforma concorrente, que não agradaram os usuários fiéis ao modelo de conversas públicas e textos curtos, Zuckerberg decidiu criar sua própria versão. O funcionamento da Threads é bastante similar ao Twitter: ela se baseia em postagens de texto com até 500 caracteres. Os usuários ainda podem incluir fotos e vídeos de até 5 minutos.
Como funciona o Threads?
Em um modelo de linha do tempo, o usuário pode acompanhar os comentários curtos de seus amigos, que podem abordar os mais diversos temas, e participar ativamente das conversas. Os perfis podem ser públicos ou privados — nesse último caso, permitindo o acesso aos conteúdo do perfil apenas para seguidores previamente avaliados pelo dono da conta. Além disso, os adeptos da nova plataforma também podem decidir quais pessoas irão responder aos posts.
Como se pronuncia Threads?
A pronúncia do nome da rede também é uma dúvida comum entre os novos adeptos. “Thredz” é como deve soar a pronúncia. O “TH” é o som feito quando se solta o ar com a ponta da língua tocando nos dentes superiores. Já o “R”, que vem logo depois, é pronunciado com a língua enrolada.
O Threads é de graça e, ao menos neste primeiro momento, não tem nenhuma publicidade.
Como entrar no Threads?
Por ser parte do grupo Meta, o perfil no Threads está ligado às demais redes sociais da empresa. É necessário login no Instagram para acessar a nova plataforma.
Como criar conta no Threads?
Passo 1. Após fazer o download no aparelho Android ou iOS, o primeiro passo é criar uma conta usando o usuário e senha do Instagram. Além disso, também é possível importar da rede “mãe” as informações sobre a conta, como a foto de perfil, a descrição e links que estejam associados na descrição.
Passo 2. Após configurar a aparência da sua conta, é a hora de seguir outros usuários. O Threads te dá a opção de seguir automaticamente todas as pessoas que você já segue no Instagram e que já estão na nova plataforma. Depois disso, é só fazer sua primeira participação. Você pode publicar sua primeira thread, comentar ou curtir threads de outros usuários.
Passo 3. O layout atual do aplicativo conta com uma barra na parte inferior da tela, assim como no Instagram. Nela estão cinco símbolos que representam a linha do tempo, a pesquisa, a caixa de texto para novas publicações, as notificações e o perfil do usuário.
Threads x Twitter
A nova rede social chega com um layout básico, sem muita informação. No entanto, por estar em uma fase inicial, é provável que muitas novidades ainda venham a surgir ao longo do tempo. Pode ser que ela se torne ainda mais integrada com o Instagram, ou mais parecida com o Twitter.
Uma das funcionalidades mais comentadas do Threads é a possibilidade de publicar posts com até 500 caracteres, além de links, galerias de até dez fotos e vídeos de até cinco minutos. Enquanto isso, usuários do os usuários gratuitos do Twitter ficam restritos a um limite de 280 caracteres. Já assinantes do Twitter Blue — serviço pago da rede — podem compartilhar textos de até 25 mil caracteres.
Outra diferença é a ausência do painel de assuntos mais comentados, no Twitter chamado de Trending Topics. Na rede mais antiga, essa foi uma das características que a transformou na potência atual, com a relevância dos assuntos e as famosas hashtags. no Threads, que exibe os assuntos mais comentados na rede. A nova rede social informou que pretende lançar esse recurso no futuro.
Na aba de pesquisas do Thread, ao contrário do Twitter, não é possível buscar assuntos ou palavras-chave em publicações. Na nova rede, por enquanto só usuários podem ser encontrados na página. Outra ferramenta inexistente são as conversas privadas, as DMs.
Uma das principais polêmicas do Twitter, após Elon Musk assumir o comando é o Twitter Blue, serviço pago da rede. Para ter uma conta verificada na plataforma, é necessário pagar. No Threads, as contas verificadas são as mesmas do Instagram, logo, uma validação gratuita.
O Threads também não possui Stories, ferramenta característica dos irmãos Instagram e Facebook.
Fonte: O Globo