Ribeira do Pombal-BA será pioneira ao implantar sua própria usina de energia solar

A Câmara Municipal de Ribeira do Pombal-BA aprovou um projeto de autoria do Executivo que coloca o município em destaque como a primeira no semiárido a ter sua própria usina de geração de energia solar.

Essa iniciativa demonstra o compromisso da administração municipal em buscar soluções sustentáveis e inovadoras para garantir o desenvolvimento e a eficiência energética na região.

Através da Lei nº 901, o Poder Executivo foi autorizado a contratar e garantir uma operação de crédito com a DESENBAHIA – Agência de Fomento do Estado da Bahia S/A, no valor de R$ 18.706.000,00. Esses recursos serão destinados à implantação do sistema gerador de energia fotovoltaica, utilizando a tecnologia solar.

Com um prazo de execução previsto de 6 meses, o projeto beneficiará grandemente o município.

Estima-se que, quando estiver em pleno funcionamento, a usina solar representará uma economia de quase 300 mil reais por mês.

Essa estratégia inteligente, permitirá que Ribeira do Pombal continue investindo na eficiência energética, possibilitando até mesmo, a troca total do parque de iluminação pública por LED, pois o recurso economizado durante o prazo de carência, que é de 24 meses, será na casa de 7 milhões de reais.

Esta operação em nada será onerosa pra os cofres públicos pois, ao invés de repassar os recursos com despesas de energia para o Coelba, o município pagará as parcelas de crédito e após a quitação, o dinheiro ficará livre para ser usado para investimentos no município.

Essa ação pioneira terá um grande impacto duradouro na história de Ribeira do Pombal.

A administração municipal de Ribeira do Pombal dá um importante passo rumo à sustentabilidade e à autonomia energética, com a construção da usina de energia solar e coloca o município na vanguarda das cidades da Bahia.

Fonte: SECOM/ Ribeira do Pombal

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo