Começam as inscrições para assentamentos de reforma agrária em Canudos-BA e Sítio do Quinto-BA

As inscrições estão abertas desde esta terça-feira (12) no município de Canudos e a partir de quarta-feira (13) em Sítio do Quinto. O objetivo é selecionar 50 famílias para serem assentadas em lotes de reforma agrária de dois assentamentos implantados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Bahia. A participação é gratuita.
O período de inscrições vai de 12 a 26 de setembro para o assentamento Jacob Guerra, localizado entre Canudos e Uauá, que oferece 27 vagas. Os interessados devem se dirigir a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Canudos, na praça da Matriz, Centro.

Já em Sítio do Quinto, entre os dias 13 e 27 de setembro, uma equipe do Incra estará disponível para receber as documentações dos interessados em concorrer às 23 vagas do assentamento Maíra/Zantinha. A participação no processo seletivo é efetivada no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município de Sítio do Quinto, na Rua Sargento Brígido, nº 58.
Em ambas as seleções, o horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Documentação necessária
Os interessados precisam estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do governo federal e devem apresentar os documentos exigidos pelos editais, como Cadastro de Pessoa Física (CPF) e documento de identificação civil com foto, podendo ser carteira de identidade, de trabalho ou de motorista.
É essencial comprovar o estado civil: solteiro, casado, união estável ou viúvo. A omissão nesse quesito pode levar à exclusão do processo seletivo.
Também são exigidos os extratos do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e do CadÚnico. O candidato ainda precisa apresentar os documentos oficiais dos demais membros da unidade familiar.
Critérios de pontuação
A classificação do candidato depende da pontuação obtida. Conta a comprovação de residência no município onde está localizado o assentamento ou em municípios vizinhos. Quanto mais tempo de residência, mais pontos são recebidos.
A experiência no trabalho no campo é outro critério que pode aumentar a pontuação do candidato, mas é necessário comprovar essa experiência. Mulheres chefes de família também recebem mais pontos, mediante comprovação.
Seleções
Esses processos seletivos fazem parte dos 14 certames que estão em andamento no Incra para a seleção de famílias a serem assentadas em 427 lotes de reforma agrária na Bahia.
As inscrições para as demais seleções ocorreram em agosto e incluíram áreas rurais localizadas nas regiões do Litoral Sul, Velho Chico, Chapada Diamantina e no município de Pedro Alexandre.
A previsão é de que outros processos seletivos sejam abertos até o fim do ano.
Fonte: ASCOM/ Incra Bahia