Celso Amorim vai à reunião entre Guiana e Venezuela para mediar tensão entre países

Assessor de assuntos internacionais do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Celso Amorim deve dizer, tanto para Venezuela como Guiana, que o Brasil não vai concordar com “atitudes unilaterais” de nenhuma das partes. A fala deve ocorrer durante a reunião para mediar a tensão entre os países, marcada para esta quinta-feira (14) na ilha de São Vicente e Granadinas, Caribe.

O tom com ambos os países deve ser o mesmo do “breve comunicado” divulgado após o fim da Cúpula do Mercosul, no Rio de Janeiro, na semana passada, em que os chefes de Estado ressaltaram a importância de resolver o conflito pela via diplomática. Amorim vai ao Caribe a pedido do presidente Lula para tratar do assunto. Ainda não há data para viagem.
Lula conversou com Nicolás Maduro por telefone, no último sábado (9), demonstrando a preocupação do Brasil e outros países sul-americanos com a tensão na região, além de ter citado a declaração aprovada na Cúpula do Mercosul, assinada por Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Chile.
Fonte: Metro1